
Com uma ‘pitada’ de sarcasmo, diria o professor Sérgio Gadini: “O melhor blog de crítica de mídia dos Campos Gerais!” E existe algum outro?! Embora não tenhamos conhecimento da existência de outro blog com essa temática na região, a dualidade da palavra “melhor” usada por Gadini não está de tudo errada. Não alcançamos a perfeição, mas é possível avaliar um processo em busca dela.
A cada nova edição nota-se que os redatores estão mais atentos aos detalhes, boa escrita, novidades, entre outros pontos. Nesta é possível destacar a criatividade dos escritores. Depois de tantas postagens, a busca por um assunto novo tornou-se mais trabalhosa. Mas os alunos mostram que, “quebrando a cabeça”, assunto não falta.
Como exemplo em Projetor, muitos filmes, tanto ponta-grossenses quanto os a nível nacional, já foram criticados aqui. Nesta edição, a editoria inova partindo para as produções amadoras. Mesmo não correspondendo à qualidade dos filmes produzidos pelo mercado cinematográfico, as iniciativas amadoras fazem parte do espaço cultural da região, sendo assim podem ser discutidas e criticadas.
Abordagem por outro ângulo sobre determinado assunto também é uma sacada criativa. Na editoria Em Cena a autora utiliza uma das atividades do grupo Bando da Leitura, já criticado em edição passada - editoria Livro Aberto – como tema para sua crítica de teatro.
Mas nem sempre a repetição funciona. Embora se trate de outra obra, o texto esteja bem escrito e desperte o interesse do leitor, a atual editoria de literatura peca na escolha de um autor já criticado antes aqui. A opção da autora desmerece outros autores regionais, que poderiam ter seus trabalhos divulgados neste meio midiático, e mostra que faltou esforço na busca por novidades.
O nosso objetivo está correto. Continuemos na busca da perfeição. Mesmo que seja impossível alcançá-la, devemos buscar nos aproximarmos ao máximo dela. Assim, agarramo-nos na esperança de que um dia a ‘pitada’ de sarcasmo se torne uma ‘colher’ de verdade.
Cláudia Alenkire