26 de setembro de 2009

Literatura em teatrinho... de geração a gerações



O Bando da Leitura já foi comentado neste blog, relevando o incentivo à leitura por parte do projeto. Porém, é interessante (re)lembrar uma das atividades que as crianças mais gostam: a dramatização.


Para quem não conhece, o Bando da Leitura é uma iniciativa da professora Lucélia Clarindo, que montou um grupo de leitura no quintal da (própria) casa, em 2007. A participação das crianças do Bairro de Oficinas, cidade de Ponta Grossa (PR), foi tão grande que o Ministério da Cultura, a partir de concurso, escolheu o grupo como Ponto de Leitura, entre um dos 114 reconhecidos no Brasil.

O motivo do sucesso é a forma que as crianças conhecem a literatura. Ao invés de ler por obrigação, teatrinhos e música estimulam a imaginação dos participantes. No grupo, já foram compostas várias canções e dramatizadas muitas estórias em forma de teatrinhos. Qualquer livro que apareça é transformado em uma divertida novelinha e o personagem que mais se destaca é o Saci Pererê.


Além de Lucélia, a parte do teatro fica por conta de Amelu e Luam, filhos da coordenadora do Bando. Luam é músico, da banda Wonderboys, e faz a trilha sonora, muitas vezes improvisada na hora da apresentação do teatrinho. Amelu contribui com a sua experiência em dança e artes cênicas. A família resolveu passar seus conhecimentos para crianças que, talvez, não teriam acesso à arte com tanta liberdade. Sem dúvida, um gesto digno de registro público!

Tuanny Honesko

Serviço

O Bando da Leitura se reúne na Rua Roberto Hauer, número 141, Bairro Oficinas, todas as quartas-feiras às 14h.

O blog do bando é: http://www.bandodaleitura.blogspot.com/

Fotos: arquivo do blog do Bando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário