18 de abril de 2009

Frases de tirar o fôlego

Uma das maiores vantagens do Crítica de Ponta, é explorar assuntos que vão além do habitual dos grandes meios de comunicação. Dessa maneira, desligado de um padrão comercial o blog proporciona ao leitor um conteúdo além do convencional. Porém, o não aproveitamento desses temas é o que acaba prejudicando alguns trabalhos.

Em grande parte dos textos, o maior problema é o uso de frases excessivamente longas. Tais frases tornam o texto cansativo e acabam desorientando o leitor. Um exemplo é um trecho do texto Projeto leva literatura a crianças: ‘A proposta, que começou com 5 crianças e uma professora, foi reconhecida pelo governo federal como o primeiro Ponto de Leitura de Ponta Grossa, dentre os nove existentes no Paraná, com apoio do Ministério da Cultura’. Ufa! O uso de frases curtas torna o texto dinâmico e agradável ao leitor.

Outro deslize são as repetições. Na crítica Entrevistas e reportagens de ‘alto estilo’, a palavra ‘programa’ aparece cinco vezes no texto. Outras palavras como ‘apresentado’, ‘apresenta’ e ‘apresentadora’ são repetidas diversas vezes. No mesmo texto o autor aponta o quadro ‘bem estar com alto estilo’ e cita-o como ‘interessante’, porém, não dá poucos detalhes sobre o mesmo.

De todos os textos, o da editoria Entre Linhas é o mais confuso. Cheio de repetições (duas vezes no primeiro parágrafo aponta a mesma idéia sobre o jornal ser bimestral) e repleto de frases muito longas que diversas vezes, deixa o leitor perdido no texto. A autora esquece de apontar qual edição do jornal a editoria está criticando, nem no serviço a informação é encontrada.

Na editoria Antena, o autor aponta o programa “Padrão de qualidade” como o de maior audiência dos Campos Gerais, porém, não mostra dados que comprovem isso. Quando o texto trata dos apresentadores do programa, cita Saulo Risada, Ivan o Terrível e Bigode. Mas quem são eles? Esses são seus verdadeiros nomes? Uma foto mostrando o programa e seus apresentadores contribuiria para melhor ilustrar a matéria.

A sessão Vitrola abre o texto falando de Ponta Grossa como uma cidade de caráter universitário, mas quem disse que o caráter da cidade é esse? No terceiro parágrafo a autora diz: ‘Em alguns dias da semana, o Botequim apresenta bandas que tocam de Ana Carolina a João Bosco e Aldir Blanc e aceitam palpites dos ouvintes em seu repertório’, a autora esquece, porém, de dizer em que dias isso acontece, tanto no texto como na parte de serviço. Um destaque para o texto conta ainda com boas ilustrações que contribuem para a estética do blog.

Em ‘Cafundó’ me confundiu pela primeira vez temos uma crítica de cinema, não um texto onde o autor passe o tempo todo descrevendo o filme, como vem acontecendo em algumas edições. Outro bom texto é o da sessão Outros Giros, com frases curtas, texto rápido e altamente detalhado. A autora deveria explicar o que são as paredes feitas com taipa de pilão. E os Bugios não rugem, eles guincham, chiam, assobiam ou cuincham.


Cleber Facchi



17 de abril de 2009

Padrão descontrai horário de almoço





O programa Padrão de Qualidade da Rádio Mundi FM, 99,3 que vai ao ar de segunda à sexta entre as 12 e 14 horas apresentado por Marcelo Rangel, Sandro Alex, Saulo Risada, Ivan o Terrível e Bigode, é o programa de rádio com a maior audiência dos Campos Gerais.



O programa é basicamente sobre o cotidiano. Os locutores abordam temas como futebol, novela, artistas, datas comemorativas, entre outros, sempre com uma linguagem coloquial, de fácil compreensão e acrescentam a tudo isso uma boa dose de humor que torna o programa engraçado.

Entre uma piada e outra os locutores dão informações que não são de suma importância para a vida de ninguém, mas são temas que dificilmente se encontram em outros meios de comunicação e que as pessoas gostam de saber. Para exemplificar isso, no programa do dia 13 deste mês eles citaram que era dia do beijo e “dissecaram” a letra do hino nacional.

Mesmo sendo um programa informativo, não pode ser considerado jornalístico pelo fato dos apresentadores misturarem vida pessoal com as informações dadas, contextualizando o que está sendo falado com seus cotidianos próprios. Como quando o Sandro Alex diz “Ontem meu pai me perguntou...”.



Para aqueles que, durante o período do almoço, pretendem se divertir e receber algumas informações sobre a mídia, o Padrão de Qualidade é uma boa escolha. Mas se você preferir um programa que dê maior enfoque para as notícias que acontecem no Brasil e no mundo outra estação de rádio é mais conveniente.


Guilherme Capello



Serviço:

Programa Padrão de Qualidade

Rádio Mundi FM 99,3

Das 12 às 14 horas

Apresentação de Sandro Alex, Marcelo Rangel, Saulo Risada, Ivan o Terrível e Bigode.

Uma volta ao passado



Castro é uma cidade onde se respira história. O município surgiu como um ponto de parada no caminho dos tropeiros que iam do Rio Grande do Sul para São Paulo. A primeira construção do local (uma capela que hoje é a Igreja Matriz Senhora Sant’Ana) data de 1704. Do mesmo ano constam os registros da fundação de um dos mais importantes patrimônios culturais do Paraná: A Fazenda Capão Alto, que serviu de residência a inúmeras famílias da aristocracia rural, além de frades carmelitas, escravos e imigrantes.



O acesso à fazenda não é dos mais fáceis, mas o trajeto é compensado pela simpatia de seu João, o caseiro que atende os turistas e não vê problema algum em repetir toda a história do local para cada visitante que aparece. Dentro do casarão principal, poucos móveis resistiram ao tempo. Pode-se passear pelos cômodos, admirar a preservada capela e as paredes feitas com taipa de pilão, cuja matéria-prima é a terra. O passeio fica incompleto sem a observação atenta de toda a parte onde viviam e trabalhavam os escravos. As correntes e instrumentos de castigo utilizadas pelo capataz dão um toque sinistro à construção.

Seu João indica também uma caminhada para o lado de fora da fazenda, onde se pode ver a floresta composta por plantas nativas e ouvir o rugido dos bugius, que em certas horas da tarde fica extremamente grave e pode assustar algum visitante desprevenido. Todo o passeio parece durar pouco quando se pensa em toda a riqueza cultural e histórica que a Fazenda Capão Alto significa, já que são mais de 300 anos de uma construção que é testemunha de todo o desenvolvimento do estado.



Hoje em dia, o local é administrado com supervisão da prefeitura municipal e ajuda financeira ocasional de algumas entidades particulares. Mesmo assim, os esforços ainda não são suficientes. Infelizmente, o imponente casarão está desprotegido, pois falta a consciência de que cuidar dele é preservar a história de todos os paranaenses.


Thalita Milan




Serviço:

Fone Fazenda:

(42) 9981.6111 - c/ Sr.João

Horário de Visitação:

De terça a Domingo: das 8:00 as 18:00 horas

Ingressos: R$ 3,00 por pessoa

Como chegar: seguindo pela PR 151, toma-se a estrada de acesso para Castrolanda, à direita da pista.

Mais informações: http://www.castrotur.com.br/capaoalto/

Entrevistas e reportagens de “alto estilo”


O programa “Alto Estilo”, apresentado pela jornalista Ana Cláudia Gambassi, vai ao ar pela TV Educativa (afiliada da Paraná Educativa e TV Cultura) ao 12:00 de domingo, com reprise às 22:10 das quartas. O programa apresenta matérias e reportagens (geralmente feitas pela própria apresentadora) que abordam temas diversos como cultura, economia, culinária, entre outros.



A principal atração do programa são as entrevistas que a apresentadora realiza no estúdio, tratando de assuntos relativos à área em que o entrevistado atua. O programa conta com alguns quadros, como o “Alto Estilo Gourmet”, onde são apresentadas receitas e dicas de culinária, assim como a história e a importância de alguns alimentos. Outro quadro interessante é o “Bem Estar com Alto Estilo” com dicas para viver bem e manter o bem estar. No dia 12/04/2009 foi ao ar um novo quadro intitulado “Alto Estilo Empresarial”, onde um empresário é entrevistado por Ana Cláudia no Hotel Slaviero, falando sobre seu ramo de negócios e dando dicas sobre o mundo empresarial.

A jornalista se sai bem tanto no papel de apresentadora quanto no de entrevistadora e repórter, procurando manter uma relação próxima ao telespectador e trazendo para a realidade deste os assuntos tratados pelos entrevistados. O programa mantém sua função de entreter e informar o público.



Um dos poucos problemas são as vinhetas dos quadros e as chamadas para o intervalo que utilizam a mesma música da abertura, tornando irritante ouvir a mesma música repetidas vezes.


Nataniel Zanferrari



Serviço:

Programa “Alto Estilo” por Ana Cláudia Gambassi

Domingo, 12:00

Reprises às quartas, 22:10

Na TV Educativa

Fotos: Divulgação

Um residencial e um jornal



O jornal O Monteiro é um bimestral que circula no residencial Monteiro Lobato localizado na Rua Vereador Engenheiro Ernani Batista Rosas nº. 3131, no Jardim Carvalho em Ponta Grossa. Com tiragem de 1000 exemplares, as matérias informam os problemas e acontecimentos do Residencial e também da cidade. Há grande presença de matérias atemporais, característica que se justifica em função da periodicidade do jornal, que é bimestral. A edição analisada é a de março e abril.



Alguns problemas foram encontrados nos textos. Por exemplo, há dois parágrafos de um dos textos da editoria de Saúde que o leitor não consegue identificar de onde vieram as informações, ou que organização apurou determinados dados. Por outro lado, essa matéria, que fala sobre a palestra que a ONG Você Consegue ministrou no conjunto habitacional visando incentivar a doação de medula óssea, esclarece bem sobre o processo de doação.

A entrevista do bimestre foi com o presidente da Associação de Moradores do residencial, que está deixando o cargo. As perguntas trazem do entrevistado respostas sobre as dificuldades de se presidiar uma associação e o que é preciso que o próximo presidente esteja disposto a fazer pelos moradores. Abordagem adequada visto que a eleição que elegerá o novo presidente será no dia 24 deste mês.



Os problemas são pequenos no jornal, mas as fotos são suficientemente informativas e o design é agradável.

Em geral, os temas são para as pessoas do condomínio e sobre as pessoas do condomínio. As matérias têm citações de moradores e algumas vezes contam a história de alguns residentes.


Liandra Cordeiro



Serviço:

Jornal O Monteiro – projeto da Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Residencial Monteiro Lobato.

Professora e Jornalista responsável: Vanessa Zappia

Distribuição Gratuita no Residencial Monteiro Lobato e também é possível encontrar exemplares no Departamento de Comunicação da UEPG (campus Central)

e-mail: jornalomonteiro@gmail.com

blog: http://omonteiro.blogspot.com

Fotos: foto 1 – Liandra

Foto 2 – blog: http://omonteiro.blogspot.com

'Cafundó' me confundiu


'Cafundó' é um filme que, segundo site oficial, teve quase 80% das cenas gravadas em Ponta grossa. É baseado na história do milagreiro João de Camargo (Lázaro Ramos), que na Sorocaba (SP) do século XIX une numa só igreja o catolicismo, o candomblé e a umbanda. Retrata o contexto sócio-cultural e político dos negros na pós-escravatura. Problemas como racismo, desemprego e pobreza encontravam consolo na fé e religião.



O roteiro é desconexo, o que confunde o espectador. Fatos ocorrem na vida do protagonista sem que haja esclarecimento de como e porquê. Isso fica claro na cena de seu ritual com pedras, sem mostrar o objetivo ou resultado. A cena seguinte já mostra João curando fiéis.

O filme não possui uma linha de raciocínio que explique a ligação entre as vozes que milagreiro ouvia, o dom curandeiro e a construção da 'Igreja do Bom Jesus da Água Vermelha', assim como a união das religiões e o porquê delas. São cenas soltas que deixam para o espectador a tarefa de uní-las e entender a sua maneira o significado dos acontecimentos.



Entretanto, a fotografia do filme merece destaque, por harmonizar as cenas fortes, como os rituais de magia negra, com cores vibrantes do cenário natural pontagrossense. Integram o ambiente do filme o Parque Estadual de Vila Velha e o Buraco do Padre. As cenas são visualmente atraentes, mas isso não basta para prender a atenção e suprir as expectativas de quem assiste.


Mariana Galvão Noronha



Serviço:

Cafundó, 2005 – 98 min.

Diretor: Paulo Betti e Clóvis Bueno

Direção Fotográfica: José Roberto Eliezer

Assista o trailer: www.youtube.com/watch?v=QgTEW3KelNM

Disponível nas locadoras

Projeto leva literatura a crianças


O ‘Bando da Leitura’ é um projeto que reúne crianças, jovens e adultos do bairro Oficinas para ler livros, jornais, contar histórias e participar de jograis coordenados pela professora Lucélia Clarindo. O grupo se reúne toda quarta-feira na casa de Lucélia, e a iniciativa partiu das próprias crianças, que disputam quem lerá primeiro.



O projeto visa abrir um espaço para incentivar as crianças à leitura, sem obrigações de presença ou pontualidade, oferecendo um ambiente diferente das escolas, sem cobranças. Com isso, consequentemente, o espaço permite que elas adquiram maior conhecimento, ocupando um espaço em que provavelmente estariam nas ruas.

A iniciativa é muito interessante, pois as crianças após algum tempo ficam preparadas para contar e criar suas próprias histórias, também por iniciativa própria, que por vezes são apresentadas ao público.



A proposta, que começou com 5 crianças e uma professora, foi reconhecida pelo governo federal como o primeiro Ponto de Leitura de Ponta Grossa, dentre os nove existentes no Paraná, com apoio do Ministério da Cultura. O amparo do governo será feito através de doação de livros, um computador e melhoramento do espaço físico, que se situa na casa de Lucélia. Os encontros são abertos a todos que queiram participar com leituras e música.


Camila Engelbrecht



Serviços:

Blog do grupo: www.bandodaleitura.blogspot.com.br

Contato para apresentações: (42) 3229-5334 / (42) 9972-6424

E-mail: luceliaclarindo@gmail.com

Endereço do local de encontro: Rua Roberto Hauer, 141 - Bairro Oficinas – Ponta Grossa

Créditos das fotos: Isadora Camargo

Ponta Grossa curte MPB



A cidade de Ponta Grossa, pelo seu caráter universitário, conta com muitas festas e bares para estudantes. Eles prezam, quase sempre, os estilos de música mais populares que são o pagode, rock e o sertanejo. É comum a divulgação de festas dos cursos universitários com duplas sertanejas e dj's, opções que atraem a maior parte dos alunos.



Existem, no entanto, lugares que atendem outros gostos e dispõem de outros estilos, como a Música Popular Brasileira. Bares como o Botequim e o Baviera têm, em sua programação, bandas de MPB que tocam do comercial ao erudito. Em alguns dias da semana, o Botequim apresenta bandas que tocam de Ana Carolina a João Bosco e Aldir Blanc e aceitam palpites dos ouvintes em seu repertório.

Entre os instrumentos estão: flauta transversal, violão, bandolim, clarinete e sax soprano. E engana-se quem pensa que os estudantes de Ponta Grossa ignoram a MPB. Ao girar por esses bares à noite, é muito provável que se encontre alunos de vários cursos, aproveitando o som e cantando junto.



Ponta Grossa possui tipos ecléticos de música. A Música Popular Brasileira é um estilo procurado, seus apreciadores não são atraídos apenas pela divulgação de festas. Eles buscam os ambientes onde a MPB está presente.


Yana Fortuna



Serviços:

Choperia Baviera

Endereço: Sen. P. Machado, s/n.

Telefone: 3223-6719


Botequim Original

Endereço: Rua XV de Novembro, 492 – Centro


12 de abril de 2009

Um (jornal) diário gratuito nos Campos gerais



O jornal ‘Página Um’ circula diariamente, desde 2005, de forma gratuita nos municípios de Castro, Ponta Grossa, Carambeí, Arapoti, Piraí do Sul e Sengés. O impresso é resultado de um projeto experimental da primeira turma (1989) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Porém, a tiragem de apenas cinco mil exemplares diários, é insuficiente para atingir tantas cidades, dentre elas Ponta Grossa, onde fica a sede de distribuição, e que tem em média 300 mil habitantes. O jornal é importante na região por informar de forma competente e gratuita, sem visar concorrer com os demais periódicos.

Para se manter, além das arrecadações com publicidade e venda de exemplares, o ‘Página Um’ é veículo de comunicação oficial das prefeituras de Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Castro e Arapoti, publicando editais e atos oficiais do poder executivo dessas cidades.



O jornal existe há 20 anos e difere no que diz respeito aos textos jornalísticos em geral, que apresentam um padrão de títulos sem artigos e verbos de ligação, presentes no diário castrense. A redação é formada por 15 funcionários, dentre os quais dois diagramadores, um fotógrafo, cinco jornalistas (graduados), além de Sandro Carrilho, que é dono, diretor e editor chefe do jornal.


Cintia Amaro



Serviço:

Jornal 'Página Um'

Circulação diária gratuita desde 19/01/2005

Venda exclusiva na Redação: R$1,00 todos os dias, exceto no sábado ( R$1,50)

Redação e Administração: Praça Manoel Ribas, nº 120 - Castro – PR

Telefone: (0**42) 3232-5148



Nota: Por questões ténicas a editoria "Entre Linhas" sofreu um pequeno atraso essa semana. Pedimos desculpas aos leitores do blog.

Equipe Crítica de Ponta