21 de setembro de 2009

Alguém já viu o 150?


Quem passa pela Praça da Catedral Santana, na região central de Ponta Grossa, já deve ter observado o jardim como um ‘labirintinho charmoso’, mas talvez não tenha reparado na homenagem aos 150 anos de Ponta Grossa: o Monumento Sequicentenário. Ponta Grossa é uma cidade cheia de peculiaridades, até jardim de praça em formato de número ela possui.


O monumento Sequicentenário, localizado na Praça Marechal Rondon, foi elaborado em 1973,. No entanto, para notar o simbolismo de tal representação é preciso subir até a torre da Catedral. Só do alto percebe-se os números 1,5 e 0 na Praça. O número 1 é representado pelo obelisco da Praça, o número 5 é encontrado no formato do jardim, e o número 0 é desenhado no concreto do chão.

Mas por que a história do Sequicentenário não é conhecida? Talvez, uma melhor divulgação das histórias da cidade, principalmente no mês que ela aniversaria (setembro) seja essencial para o incentivo a cultura regional de um povo. Mas isso foi esquecido de ser lembrado...


O lugar também possui uma placa de bronze que identifica o nome da Praça. Atrás dela, existe um compartimento com moedas antigas e jornais da época em que foi inaugurado o Monumento. Um poço de história tão próximo da população considerado um ponto turístico de Ponta Grossa, pena que a maioria das pessoas não sabe.

Cintia Amaro

Serviço:

Praça Marechal Rondon: em frente à Catedral de Ponta Grossa

Centro, Ponta Grossa - PR, 85840-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário