17 de abril de 2009

Projeto leva literatura a crianças


O ‘Bando da Leitura’ é um projeto que reúne crianças, jovens e adultos do bairro Oficinas para ler livros, jornais, contar histórias e participar de jograis coordenados pela professora Lucélia Clarindo. O grupo se reúne toda quarta-feira na casa de Lucélia, e a iniciativa partiu das próprias crianças, que disputam quem lerá primeiro.



O projeto visa abrir um espaço para incentivar as crianças à leitura, sem obrigações de presença ou pontualidade, oferecendo um ambiente diferente das escolas, sem cobranças. Com isso, consequentemente, o espaço permite que elas adquiram maior conhecimento, ocupando um espaço em que provavelmente estariam nas ruas.

A iniciativa é muito interessante, pois as crianças após algum tempo ficam preparadas para contar e criar suas próprias histórias, também por iniciativa própria, que por vezes são apresentadas ao público.



A proposta, que começou com 5 crianças e uma professora, foi reconhecida pelo governo federal como o primeiro Ponto de Leitura de Ponta Grossa, dentre os nove existentes no Paraná, com apoio do Ministério da Cultura. O amparo do governo será feito através de doação de livros, um computador e melhoramento do espaço físico, que se situa na casa de Lucélia. Os encontros são abertos a todos que queiram participar com leituras e música.


Camila Engelbrecht



Serviços:

Blog do grupo: www.bandodaleitura.blogspot.com.br

Contato para apresentações: (42) 3229-5334 / (42) 9972-6424

E-mail: luceliaclarindo@gmail.com

Endereço do local de encontro: Rua Roberto Hauer, 141 - Bairro Oficinas – Ponta Grossa

Créditos das fotos: Isadora Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário