17 de junho de 2010

Mudança de endereço.

O blog Crítica de Ponta mudou para novo endereço. Antigas e novas produções em:

http://www.criticadeponta.wordpress.com


Alguém ainda lembra que existem as editorias “Entre Linhas” e “Antena” no blog Crítica de Ponta? Sim, o final do primeiro semestre (2010) se aproxima e as coisas vão acumulando, mas o que se vê no blog é um descaso. Não apenas em entregar textos ou não, mas também de se esconder atrás da desculpa de que “é muito difícil encontrar pautas”. Realmente, algumas editorias vão afunilando assuntos e temos que exercitar a criatividade e percepção para produzir bons textos. Vale a ressalva de que existem muitos aspectos de programações já analisadas que não foram tratados, ou seja, rendem novos textos. Na hora da escolha da pauta, lembre-se de que a crítica deve ter a capacidade de instigar o leitor ao acesso (leitura) do Blog.
A editoria “Na Tela” é um exemplo. Cada autor busca novas visões e críticas, nem sempre se baseando em programas específicos. Nesta edição, o autor tenta não apenas criticar negativamente o formato do programa, que se apresenta como um ‘jornalismo’ um tanto parcial, mas mostra como a atração abre espaço para a participação do telespectador.
“Outros giros” apresenta o outro lado de um lugar conhecido por seus shows e festas, abusando da descrição. “Vitrola” faz uma crítica implantada sutilmente ao longo do texto sobre uma banda bem conhecida, o que facilita o entendimento do leitor, talvez pecando por não torná-la mais explícita. Na “Agenda Cultural”, a programação do evento junino da cidade é disposta de maneira longa, causando certo cansaço visual. Facilitaria a transformação dos vários tópicos em texto ou a redução dos espaços entre eles. Ainda na agenda, é necessário diferenciar mais visualmente cada atração.
O blog segue, como ressaltou o último ombudsman, talvez com pouca evolução. Uma opção apresentada, e que muitos colegas vem demonstrando, é pensar melhor e com mais criatividade nas nossas pautas, que são o início para uma boa crítica.

Ana Carolina Miola

15 de junho de 2010

Empório serve almoço para universitários



Pasmem. A Casa de Shows e Eventos Empório Avenida, localizada na Avenida München, próximo ao Campus Central da UEPG, em Ponta Grossa, serve almoço de terça feira a sábado. A partir das 11:30h o estabelecimento abre as portas aos clients. Para aqueles que querem almoçar por um preço mais acessível, existe o prato executivo universitário. Por R$ 9,00, o cliente tem direito a dois tipos de arroz, polenta e mandioca frita, feijão, farofa, maionese caseira, uma porção de salada, um pão temperado com uma receita especial do chef, molho e um pedaço de alcatra. Além do prato principal, é servido uma entrada que pode ser caldo de cenoura ou caldo de mocotó - a critério do cliente - e por conta da casa.
O local, apesar de ser conhecido como uma casa de shows, não tem problemas em funcionar como um restaurante. O ambiente é ventilado, possui uma TV bem posicionada e, mesmo localizada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, o barulho externo não chega a incomodar muito. Já a iluminação deixa a desejar, pois não abrange todo o ambiente.
A entrada leva por volta de cinco minutos para ficar pronta e refeição demora em média 15 minutos. O atendimento é eficiente e os tipos de bebida são diversificados... de uma água (com ou sem gás) até bebidas alcoólicas. O restaurante ainda não aceita o cartão ticket refeição. Assim, o Empório é uma opção a mais, particulamente para quem não dispõe de muito tempo para se deslocar a um local distante para um almoço mais tranquilo.
Lucas Waricoda
Serviço:
Tel. (42) 30287715
Empório Avenida
Av. Bonifácio Vilela, 403 - Centro
Ponta Grossa
Fotos: Divulgação

Publicidade e algumas desgraças, lado a lado no seu almoço



O programa ‘Balanço Geral’, da emissora RIC (Rede Independência de Comunicação), transmitido em dois blocos, na hora do almoço, traz muitos acidentes de trânsito, assaltos, mortes, prisões e publicidade. A cada reportagem, que tem em média um minuto e meio, o apresentador pára o programa e anuncia algum produto ou serviço, geralmente de funerárias, o que torna o programa cansativo e repetitivo. As propagandas ocupam tanto, ou até mais, tempo que as próprias notícias. As reportagens “especiais” têm o mesmo tempo de duração que as matérias normais.
O apresentador do programa da sucursal da RICTV Curitiba, Gilberto Ribeiro, após as imagens das reportagens, faz comentários explicitando a opinião que tem em relação ao assunto pautado. Ribeiro às vezes leva alguns políticos ao programa para dar entrevista, mas do jeito que é conduzida pelo apresentador passa a ser mais uma assessoria de imprensa que algo jornalístico, sem contar que em alguns casos ele deseja sucesso na campanha do candidato. Não que apoiar políticos seja errado, mas mostra que o programa é parcial. A interação com os telespectadores é interessante, no início do programa é disponibilizado o telefone de contato, além de o apresentador ler alguns e-mails que a redação recebe.
No segundo “tempo” do programa, que começa às 12:40h, logo após o ‘Tribuna no Esporte’, existe o quadro “gente procurando gente”, no qual o repórter entrevista pessoas que buscam algum amigo ou familiar que tenha desaparecido, com uma descrição e um pedido de ajuda aos espectadores. Os depoimentos são emocionantes e algumas vezes chorosos. E é dessa forma que o programa tentar tirar proveito de algumas situações desagradáveis e, em certos momentos, apela para o sentimentalismo, talvez na busca de audiência.
Marco Antonio Favero

Foto: divulgação

Serviço:
Emissora: RIC TV – Record
Canal: 47(TV aberta)
Horário: de segunda à sexta 12:00-12:20/12:40-13:30
http://www.ric.com.br/ric.com/index.asp