10 de abril de 2009

Manoel de Barros segundo Sanches Neto




O livro ‘Achados do Chão’, do autor Miguel Sanches Neto, é baseado na poesia de Manoel de Barros onde o autor comenta e traça opiniões. O título do livro se define pela poesia sobre os restos, as coisas quebradas e inúteis, o lixo da humanidade. De acordo com o autor, “O que não serve pras pessoas serve para a poesia”.



O autor embasa suas idéias fazendo comparações entre aspectos da obra de Manoel Barros com outros autores de renome, como Mário de Andrade e João Cabral de Melo Neto. O livro também destaca fases da obra do autor inserindo com as da literatura brasileira. Sanches Neto expõe suas opiniões sobre as temáticas e as obras de Barros, citando autores como Manoel Bandeira, que escrevia sobre o cotidiano de pessoas humildes. A obra cita Kafka com o seu Odradek, e as próprias crianças que, segundo o autor, se utilizam dos restos e da imaginação para criar brinquedos.
O livro não segue nenhuma linha crítica e a opinião do autor pode dissonar da opinião do leitor, sem que o mesmo pareça ignorante sobre o assunto. É um livro para passar o tempo e, como ele mesmo se apresenta,



Miguel Sanches Neto é paranense de Bela Vista do Paraíso, formado em Letras pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. É doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp e atualmente leciona na Universidade Estadual de Ponta Grossa. “pode ser considerado um passeio pela obra do poeta”.

Mariane Lopes



Serviço: SANCHES NETO, Miguel. Achados do chão. Editora UEPG. Ponta Grossa - Paraná. 1997.

Foto: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário