26 de setembro de 2009

O coração da cidade



Revitalizado em 2009, o calçadão da Rua Coronel Cláudio é o local de maior movimento de pedestres em Ponta Grossa, em média 50 mil pessoas por dia. E após as reformas, realizadas pela administração municipal entre o final de 2008 e início de 2009, o ponto passou a contar com nova iluminação, lixeiras e pavimentação.


O local pode ser considerado uma ‘via popular’, com predominância de lojas, lanchonetes e comércio ambulante de baixo custo. Devido ao grande fluxo de pedestres, a rua não apresenta bancos (ou espaço de descanso ou parada), o que transforma o lugar em ‘ponto de passagem’ e não um ponto de lazer, como ocorre em calçadões de outras cidades paranaenses, a exemplo o de Guarapuava.

Além da falta de bancos, nota-se um excesso de panfletagem quase de imediato ao entrar no calçadão. A distribuição exagerada ajuda a ‘sujar’ o local, pois muitos pedestres jogam o folheto na calçada.


Entretanto, a revitalização e a (nova) lei de modificação das fachadas dos estabelecimentos deixaram o Calçadão da Coronel Cláudio com menos poluição visual. A mudança possibilita uma valorização de elementos culturais da cidade, pois algumas construções arquitetônicas, datadas de 1950, estão escondidas atrás de fachadas e placas.
Considerado por muitos cidadãos como o ‘coração de Ponta Grossa’, o calçadão da Rua Coronel Cláudio é o local princesino por onde passa todos os dias diversas vidas pontagrossenses, tornando o lugar um misto de pressa e contato corporal.


CarlaYarin

Serviço:

Calçadão da Rua Coronel Cláudio

Ponta Grossa - PR, CEP 84010120

Nenhum comentário:

Postar um comentário