
“Em Brasília, dezenove horas.” Era essa abertura do jornal antes da reformulação. A linguagem era muito sóbria, com a utilização de termos cujo significado não era do conhecimento de todos. Isso atrapalhava o objetivo do programa, que pretendia levar informação a uma parcela cada vez maior da população.
Com alterações feitas na estrutura, em 2003, o jornal passou a utilizar uma linguagem mais coloquial, uma voz feminina foi inserida na locução, a abertura se tornou “sete da noite em Brasília” e foi disponibilizado ao ouvinte espaço para reclamações.
A Voz do Brasil, que é o programa de rádio mais antigo do Hemisfério Sul, conta com quatro jornalistas formados, o que confere ao programa qualidade no material e produção. O problema fica na abordagem dada às notícias. Se por um lado existe qualidade na produção, por outro, a apuração deixa a desejar.

Matérias com uma única fonte e omissão de dados importantes transformam o que poderia ser um excelente programa de radiojornalismo, num espaço para promoção de membros e representantes do governo e suas ações no país.
Serviço
A voz do Brasil
Rádio Mix - 94.7 FM
Às 19h
Rádio CBN - 1.300 AM
Às 19h
Rádio Mundi - 99.3 FM
Às 2h
Rádio Tropical - 99.9 FM
Às 23h
Crédito fotos: divulgação