21 de setembro de 2009

Um olho no passado e outro olho no futuro

Ponta Grossa completou 186 anos no dia 15 de setembro/2009 e, como não podia deixar de ser, os dois jornais diários da cidade dedicaram, na data, um caderno especial em comemoração. Alguns detalhes diferenciam a cobertura entre os dois. O Jornal da Manhã dá destaque maior ao caderno especial, com uma foto da cidade que ocupa toda a primeira dobra e mais da metade da segunda. Já o Diário dos Campos opta apenas por uma fotolegenda (termo jornalístico que denomina uma chamada só com foto e legenda) no cabeçalho da primeira página.


Os dois jornais dedicam 24 páginas ao caderno especial. O DC tem sete páginas dedicadas à publicidade, enquanto o JM, apenas três. Todos os anúncios de publicidade, porém, são dedicados à parabenização por parte dos anunciantes, abraçando o clima 'festivo' do especial.

Ambos dão enfoque diferente sobre os 186 anos. O DC prefere mostrar o quanto Ponta Grossa evoluiu nos últimos 10 anos, apresentando dados como o aumento do PIB e da arrecadação do ICMS, a criação de 1595 novas indústrias, a alta da construção civil, as exportações para mais de 30 países. Já o JM prefere olhar para o futuro, explorando o que pode acontecer nos próximos 14 anos - até a cidade completar 200 anos. Ele mostra ao leitor os 10 motivos pelos quais irão investir em PG e futuras conquistas que a cidade precisa ter para se modernizar e evoluir antes de completar seus dois séculos.


O principal problema é que o DC apenas olha para o passado e o JM o futuro. Assim, quem lê exclusivamente um dos jornais, tem somente uma visão sobre PG, ignorando a outra. É necessário ler os dois jornais para saber como os impressos enxergam o futuro e o passado da cidade.

Nataniel Zanferrari

Diário dos Campos – Caderno Especial - Ponta Grossa: 186 anos

Caderno da edição de 15 e 16/09, terça e quarta-feira

Distribuição na cidade de Ponta Grossa e região

Site: www.diariodoscampos.com.br

Jornal da Manhã – Caderno Especial – Ponta Grossa: 186 anos

Caderno da edição de 15 e 16/09, terça e quarta-feira

Distribuição na cidade de Ponta Grossa e região

Site: www.jmnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário