12 de março de 2009

Cine Arte reaviva lembranças da ditadura militar

Filme sobre amigos:


A cada quinze dias, sempre aos sábados, o projeto cultural pontagrossense Cine-Arte apresenta um filme no Cine Teatro Ópera. No dia 23/03 foi exibida a produção brasileira Ação entre Amigos dirigida por Beto Brant.

O filme conta a história de quatro amigos (Miguel, Elói, Paulo e Osvaldo), que viveram na época da ditadura e foram torturados depois de um assalto a banco. Miguel descobre que o torturador ainda está vivo e quer se vingar, 25 anos depois. Entre conflitos e lembranças, Miguel os leva em busca do torturador. Ao encontrá-lo, descobrem que existia um delator entre os quatro.



A ditadura militar teve início após um golpe em 31 de março de 1964 e terminou em 1984. É um tema recorrente no cinema brasileiro devido ao caráter radical onde predominavam a tortura e a censura, estabelecidas pelos atos institucionais.

O autor demonstra as consequências do pós-ditadura na vida de pessoas que tentavam esquecê-la. O diretor usa as más lembranças de Miguel como forma de entrelaçar o enredo.

O filme foca o sofrimento da juventude da época, as consequências da ousadia de lutar e salienta que no Brasil é preciso fazer algo mais do que tornar um acontecimento público. O personagem diz: “nesse país, fazer barulho é pouco”.



Ação entre amigos é de 1998, mas, exibida 11 anos depois, através do projeto Cine-Arte, reaviva a memória dos jovens que, ao seu modo, lutaram contra a repressão do regime militar brasileiro. E as marcas que isso deixou.


Yana Fortuna



Serviço:

Ação Entre Amigos

Direção: Beto Brant

Duração: 76 minutos

Ano: 1998

Projeto Cine Arte

Local: Cine Teatro Ópera (auditório B) - Rua XV de Novembro

Horário: 17 horas

Entrada Gratuita

Próxima atração: Madame Satã (Karim Aïnouz) dia 04/04