26 de setembro de 2009

A “Operáriodependência”



Em julho deste ano, o Operário Ferroviário garantiu vaga na 1ª Divisão do futebol paranaense em 2010. Além de muita festa dos torcedores, os jornais diários de Ponta Grossa celebraram - com razão - o momento histórico do “Fantasma” e dedicaram muito espaço dos seus cadernos esportivos para a conquista.


Quase dois meses depois, o que se vê é a parte de esportes dos jornais “refém” dos assuntos relacionados ao Operário. A equipe sub-20, que disputa o paranaense da categoria, vem em fase ruim, mas continua estampando a capa dos cadernos esportivos do Diário dos Campos (DC) e Jornal da Manhã (JM) durante quase toda a semana. Talvez a questão não seja os resultados da equipe, mas a relevância do assunto para a população.

Um exemplo de tal hipótese é a veiculação da matéria que fala da criação de uma equipe do Operário no Paranaense de Futebol Society. Ao ler a nota publicada nos jornais, fica evidente que a equipe não está relacionada ao time que representa Ponta Grossa e usa o nome do “Fantasma” como uma forma de obter maior prestígio.


O contraponto positivo está na evolução da cobertura do esporte amador. Mesmo direcionada ao futebol de campo, os jornais aos poucos dão espaço aos atletas “prata da casa” e aos eventos do Município. Outro papel que imprensa escrita de Ponta Grossa parece adotar é o da cobrança. Tímida, mas ela aparece quando, por exemplo, o Jornal da Manhã revela os problemas na montagem da equipe do futsal adulto de Ponta Grossa para os Jogos Abertos do Paraná ou quando o Diário dos Campos mostra os problemas do futebol de campo amador na cidade, que por serem tantos, alguns foram parar na página policial.

Sebastião Neto

Serviço:

Caderno Bola: Jornal da Manhã

Caderno de Esportes: Diário dos Campos

R$ 1,75

De 24 de agosto a 24 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário