20 de março de 2010

O Jeca de volta às Telas

Que tal fugir um pouco de todo essa febre do cinema 3D e voltar um pouquinho no tempo? O ano é 1975 e o astro do filme não tem visual despojado, nem é uma animação gráfica, é um típico ‘jeca’ brasileiro. Amácio Mazzaropi é o responsável pela saga de Pirola, em “O Jeca Macumbeiro”, um caipira que vive intrigas atrapalhadas com bom humor.



O filme fala do dia em que Pirola recebe um saco cheio de dinheiro de um velho amigo, que acredita estar à beira da morte. Sem saber direito o que fazer com aquilo, ele resolve pedir para o coronel Januário, sogro de sua filha, guardá-lo em sua casa. Ninguém sabia, mas Januário estava falido e armou planos para ficar com o dinheiro do pobre jeca. Para se safar da culpa, enganou as pessoas se fazendo passar por médium. Pirola descobre o esquema do coronel e recebe um falso espírito que estraga toda farsa. No meio de toda esta confusão, tem a crise do casamento de Filomena, filha do jeca, com Mário, filho do coronel.

O filme tem uma trilha sonora de raiz, com violas à beira de uma fogueira e chão batido. Mazzaropi foi ator, produtor, roteirista e diretor. A lista de sua filmografia chega a 17 trabalhos, um deles não concluído. Você pode conferir este filme sábado (20 de março) no projeto Cine Arte às 17 horas, no Cine Teatro Ópera. A atividade acontece quinzenalmente aos sábados, com mostras de filmes e documentários. A entrada é franca.


Jessica Paolla Bahls de Freitas


CINE-TEATRO ÓPERA: Rua XV de Novembro, nº 458.

Agenda cultural:

20 de março - sexta-feira
Workshop com o escritor Almir Correia “O professor e a poesia para crianças” e Lançamento de Livros de Almir Correia. Os interessados devem inscrever-se pelo telefone 3901-1588
Local: Cine - Teatro Ópera
Horários: 9h30 e 14h30




22 de março - segunda-feira
Exposição de Fotos Jack Pires/Poemas de Paulo Leminski. Lançamento do livro “Gerações Leminski”, organizado por Solange Leminski e Silvana Oliveira, além de intervenções poéticas.
Local: Galeria Lúcio Ribeiro. Clube Guaíra, Ponta Grossa
Horário: 20h

25 de março - quinta-feira
Roda de Violão
Local: Restaurante Universitário (RU) – Campus Uvaranas
Pátio do Campus Central da UEPG
Horário: 11h30min – 13h30min
17h30min – 19h

25 de março - quinta-feira
Feira Livre, de apostilas, livros, materiais, etc.
Local: Centro de Convivência. Campus Uvaranas.
Horário: 13h – 19h

25 de março – quinta-feira
Palestra com Professor César Nunes (UNICAMP)
Local: Auditório da Reitoria Campus Central UEPG
Horário: 19h. Entrada franca.

26 de março - sexta-feira
Solenidade da Academia de Letras e Artes de Ponta Grossa (APLA) com lançamento da segunda edição da obra literária “Ramalhetes Princesinos”, organizada por Sônia Ditzel Martelo.
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
Horário: 20h

27 de março – sábado
Festival Musical. As inscrições devem ser feitas até o dia 24/03 pelo email diven@uepg.br. Pelo menos um integrante da banda deve ser acadêmico da UEPG.
Local: Centro de Convivência Campus Uvaranas
Horário: 10h – 20h



Andressa Kaliberda