3 de abril de 2010

Do picadeiro ao palco

O Circo Ático fez uma apresentação na segunda-feira, 29/03, no Cine Teatro Ópera, centro de Ponta Grossa. A trupe circense de Toledo (PR) trouxe o espetáculo a convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Os artistas, formados pelo Circo da Alegria, existente há 18 anos, mesclam a atuação com danças e acrobacias, e músicas que variam de salsa à clássica. O espetáculo “Depois desse Dia” foi uma apresentação única no Cine Teatro Ópera, às 20 horas.



A trupe iniciou o trabalho em Ponta Grossa no dia 28/03 com oficinas de circo realizadas no SESC (Centro da cidade) e seguiu com atividades até dia 31. A peça foca a relação do homem com o meio ambiente e utiliza alegorias para representar a natureza em certos atos.
O público teve acesso gratuito tanto ao espetáculo quanto às oficinas de circo, pois as atividades foram custeadas Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Entretanto, o número de expectadores foi baixo. O Cine Teatro Ópera teve aproximadamente metade de suas poltronas ocupadas.
A peça, escrita por cinco autores, conta com uma equipe de 12 atores, a maioria jovens. O figurino utilizado é simples e os atores utilizam poucos artifícios, além dos malabares.



Serviço: Circo Ático (com apresentação única em PG, dia 29/03/10)
Peça: Depois desse Dia
Direção: Paula Regina Bombonatto
Texto: Jean Milan
Elenco: Ivan Zanete, Alexandro Lima, Sandro Aparecido da Costa, Edimar Pádua, Francieli Schrenk Bergmann, Poliana Aparecida Coelho, Eliane Padilha Vieira de Lima, Luiz Fernando P. Guerra, Luiz Fernando L. de Oliveira, Luiz Felipe Feitosa, Dione I. dos Anjos, Paula R. Bombonatto.

Ana Cláudia Massambani

2 de abril de 2010

Agenda Cultural:

Até 02 de abril, sexta-feira

*Exposição "Poéticas Visuais: Expressões ano 4", de 11 artistas plásticos e e 10 poetas de Ponta Grossa (inserida no Projeto Arte na Câmara)

Local: Câmara de Vereadores

Horário: Enquanto permanece aberta a Câmara Municipal

Ingresso: Entrada Franca

04 de abril – domingo

*Projeto REC- Rede Estadual de Cinema- Exibição do Filme “Marley e Eu” (inserido no projeto Estadual de Cinema, da Secretaria de Cultura do Estado)

Local: Cine-Teatro Ópera - Auditório A

Horário: 15h

Ingressos: Entrada franca

Classificação: Livre

07 de abril – quarta-feira

*Projeto Quarta Cultural “Show de piano com Newton Schner Jr”

Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

Horário: 20h

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre

*Aula inalgural do curso de Jornalismo.

Local: Auditótio da Reitoria

Horário: 9h

Ingressos: Entrada Franca

08 de abril – quinta-feira

*Grupo de Estudos Literários “Expedições pelo Mundo da Cultura”, como livro O Estrangeiro, de Albert Camus

Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

Horário: das 18h30 às 22h30

Inscrições: R$ 15,00 ( já abertas e com vagas limitadas)

Informações: 3901 1588, com Alfredo Mourão

Ana Carolina Miola

Atenção aos detalhes

Ainda estamos no começo para nos tornamos cada vez melhores, mas com certeza os textos de crítica já são bons. Percebem-se alguns pontos com falhas, que certamente serão melhorados no decorrer do ano, mas que já valem ser ressaltados.

Os autores da editoria “Projetor” podem tentar repensar a maneira de mostrar o filme, o texto continua contendo muita síntese, sem avaliar as questões cinematográficas, o que foi já citado no ombudsman passado. No entanto o último parágrafo dá ao leitor uma pequena idéia dos recursos cinematográficos.

O “Em cena” explica muito bem o enredo da peça teatral, mas talvez se houvesse mais comentários sobre atuação, figurino, cenário, e quem sabe reação do público ao espetáculo, melhoraria o texto e instigaria mais o leitor a assistir a peça.

No geral os textos das editorias foram bem escritos. Ressalta-se que o autor de “Outros Giros” acertou em falar de um novo ambiente na cidade. Só o fato de ser um novo lugar para se frequentar já chama a atenção do leitor. Ao frisar que o lugar promete “acrescentar algo à noite pontagrossense” e citar detalhes do Bar faz com que aumente a vontade de conhecê-lo. E a autora da editoria “Livro Aberto” também fez bem em abordar um escritor da região dos Campos Gerais, a explicação do livro é bem elaborada e novamente os detalhes do livro se fazem importantes na melhoria do texto.

Loise Clemente

30 de março de 2010

Nada mais Complicado... no cinema!

Nancy Meyers volta às telonas com mais uma opção de comédia romântica onde um casal tenta desesperadamente situar-se em uma relação. 'Simplesmente Complicado' até parece uma continuação do filme de mesma direção 'Alguém tem que ceder', se não fosse a troca do elenco. Agora quem faz rir e, em certos momentos, até chorar é o trio Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin.

No filme, Jane (Streep) está divorciada do advogado, Jake (Baldwin) há 10 anos, pois ele a 'trocou' por uma mulher mais nova. Os dois levam uma relação amigável até ficarem bem próximos devido à formatura do filho mais novo, em Nova York. A história do casal acaba de pernas para o ar e vira um romance complicado, pois quem é a amante agora é Jane. Para completar o triângulo amoroso e complicar ainda mais a situação aparece Adam (Martin), o arquiteto que está reformando o restaurante de Jane. O interesse se torna mutuo e a confusão deixa tudo... 'Simplesmente Complicado'.

Apesar de um enredo abaixo do se poderia esperar, o filme conta com boas cenas, figurinos bem produzidos e uma fotografia de qualidade. Além do trio formado por Streep, Martin (mais comportando) e Baldwin (que traz para o filme o papel de canalha da série 30 Rock), destaca-se a trilha sonora assinada por Hans Zimmer e pelo brasileiro Heitor Pereira.



É uma ótima opção para quem quer dar boas risadas com situações normais de um relacionamento contemporâneo e que não ficará desapontado por esperar algo novo de Nancy Meyers.

Juliana Spinardi

Serviço:
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=gUBhjnAGhRs&feature=player_embedded
Em exibição no Cinema Araujo - Multiplex Palladium FONE (42) 3222 9292 - RUA:ERMELINO DE LEÃO 703 OLARIAS - Ponta Grossa – PR
Simplesmente complicado - LegendadoElenco: John Krasinski, Meryl Streep, Alec Baldwin, Steve Martin (1), Rita Wilson, Daryl Sabara, Hunter Parrish, Lake Bell, Alexandra Wentworth, Blanchard Ryan, Mary Kay Place, Molly Culver, Zoe Kazan, James Patrick Stuart, Robert Adamson
Classificacao: 14 anos
Sala: 3
Programação: 25/03 QUI 16:30 20:15
26 A 01/04/10: DIARIAMENTE 21:30h

Novo conceito de bar em Ponta Grossa


Por fora parece ser um local discreto. Mas basta dar uma olhada em seu interior para conferir que o Imperial Lounge Bar tem algo a acrescentar à noite pontagrossense. Ótimo para quem já estava cansado de freqüentar os mesmos lugares na noite princesina.


Com uma iluminação fraca, três ambientes e uma decoração moderna, o bar, inaugurado dia 5 deste mês está dando passos firmes para um bar recém inaugurado. Num dos ambientes, pode-se conferir o som de bandas locais. No outro, a música eletrônica ganha espaço, com direito a pista de dança e DJ. E os dois locais estão bem servidos com bares e bons atendentes. As apostas do Imperial Lounge Bar não estão apenas na diversidade de ambiente, mas também na música. O rock, o pop rock e o sertanejo têm atraído uma média de 200 pessoas por noite. Há espaço também para o chorinho. Quinzenalmente, às terças-feiras, a música brasileira ganha espaço e atrai um público mais apaixonado pelo gênero nacional.

A iluminação no tom verde diz um pouco sobre o bar. Um ano para ser construído, o bar é uma parceria com a cervejaria Heineken. Um pouco da decoração se deve a ela. O último ambiente é um salão com mesas de sinuca. O cardápio também é atrativo. Com cerveja – todas da mesma distribuidora da Heineken –, vodka, tequila, vinho, champagne e diversas porções. O preço da entrada também está em sintonia com as demais casas noturnas da cidade. Assim, o Imperial Lounge Bar é um bom atrativo noturno para todo o público pontagrossense.

Leonardo Barretta

Serviço:
Rua Bonifácio Vilela, 282.
Aberto de quarta a sábado, a partir das 21 hr. E quinzenalmente às terças-feiras.
Entrada: R$10,00 ou em consumação.
Telefone: 3027 7123.

Paixão operariana na TV

Com entrevistas, notícias do esporte de Ponta Grossa e região, o programa de televisão 'Esporte Emoção' é uma opção para os telespectadores da cidade. Apresentado todas as segundas-feira às 22 horas por Candido Neto, o programa se apresenta como o principal espaço de mídia entre Operário Ferroviário e seus torcedores. Programa transmitido pela TV Educativa de Ponta Grossa (TVE PG), conta ainda com os comentários de Ivan Vinícius e com a participação dos telespectadores. Isso tudo, também motivado pelo sorteio de camisas, bolas e até pizza, oferecidas por seus patrocinadores.

Programa que lembra as tradicionais mesas redondas, o 'Esporte Emoção', conta com a participação de jogadores do Operário, dirigentes e jornalistas. Os telespectadores e torcedores participam do debate por meio de perguntas enviadas via mensagem de texto. Porém, a discussão sobre a vitória e o futuro do Fantasma da Vila Oficinas é, frequentemente, interrompida pela publicidade. O programa, se considerar a participação do telespectador, registra importante audiência da TVEPG na região dos Campos Gerais.

'Esporte Emoção' também faz a cobertura do torneio de futebol do Clube Verde, futebol amador, todos os esportes que marcaram o final de semana em Ponta Grossa e Campos Gerais. Trata-se de um programa plural, que usa a maior parte do tempo discutindo a atuação do principal time de futebol da cidade, o Operário Ferroviário.

O mais curioso no 'Esporte Emoção' é o sorteio de brindes. Os prêmios variam de camisas, bola e, por vezes, mesmo produtos inusitados... como rapadura! Várias pessoas são contempladas. Vale ressaltar, no 'Esporte Emoção', a cobertura feita sobre todos os esportes, Operário e uma certa dose de fanatismo... por parte de Candido Neto e Ivan Vinicius.

Letícia Cabral

Serviço:
Transmitido pela TV Educativa de Ponta Grossa (Canal 58 UHF) e a cabo 08
Horário: 22h
Dia de exibição: segunda-feira
Apresentação: Candido Neto
Comentarista: Ivan Vinícius
Fotos: Divulgação

28 de março de 2010

Uma comédia (teatral) romântica para crianças


A companhia FantoKids de Maringá, exibiu na última semana, no Cine Teatro Ópera e Cine Teatro Pax, a peça “Zabelê, Caxingulê e o Romance Perfumado”, voltada para o público infantil. A companhia já se apresentou em outras cidades do Paraná, e também recebeu convites para se apresentar em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.





A apresentação conta a história de um marinheiro (Caxingulê), que se apaixona por uma linda camponesa (Zabelê). O amor do casal não pode ser consumado, pois Caxingulê vai embora em seu navio, e os dois se separam. O pai de Zabelê, preocupado com a filha, arranja-lhe pretendentes, mas a camponesa arruma uma forma de dispensar todos eles.


A peça é voltada ao público infantil, mas também se mostra uma boa opção para todas as idades. A companhia FantoKids utiliza em suas apresentações técnicas de sombra, fantoches, máscaras, bonecos, dentre outros apetrechos para atrair a atenção da platéia. O espetáculo é uma mistura de romance e comédia, representado de maneira simples, para agradar o público infantil.



A divulgação da peça é feita em escolas, que levam seus alunos para criar o hábito de assistir peças teatrais, saindo da rotina escolar. A peça foi elaborada com base em um trabalho de pesquisa teatral de bonecos e animação, com adaptações de personagens folclóricos.

Augusto Travensolli

Serviço: Companhia de teatro FantoKids, Maringá-PR
Peça:”Zabelê, Caxingulê e o Romance Perfumado”
Direção: Sandro Maranho
Texto: Jorge Henrique Lopes
Elenco: Danilo Furlan, Iraquitan Fagundes Maranho, Laura Fagundes Maranho e Rô Fagundes.
Contato: fantokids@hotmail.com