11 de setembro de 2009

Resumão de informações na TVE

Um verdadeiro resumo de notícias, simples, não instigante, mas um informativo sutil, para quem madruga nas manhãs dos Campos Gerais. É como se pode classificar o ‘Jornal das Sete e meia ’, apresentado pelo jornalista Altair Ramalho e transmitido através da TV Educativa de Ponta Grossa.


Todos os dias o programa faz uma síntese das principais notícias dos jornais locais, abrange o que aconteceu na cidade no dia anterior, apresenta notas e comentários do apresentador, em meia hora de duração. Sem dizer que o jornal não se esquece de dar as notas de falecimento do dia.

A potencial voz de Ramalho abre a programação da Educativa, porém o programa não tem dinamismo por ser apenas um apresentador, que aparece em apenas duas angulagens de câmera: uma delas é o close, em que a pessoa é filmada do tronco do corpo a cabeça, e a outra é o big close, o que foca o rosto do apresentador, só que em outra câmera posicionada na diagonal, onde a pessoa gira o corpo para conduzir a fala ao expectador. Aqui, então, o único movimento do programa.


Devido à pequena duração, o programa não é tão atraente do ponto de vista da novidade, da diferença e dos efeitos que alguns programas da mídia televisiva apresentam. Mas oferece, indiretamente, um benefício: o de despertar a curiosidade dos expectadores para alguns assuntos. Logo, a audiência pode procurar tais temas em maior profundidade em outros meios para tirar as próprias conclusões.

Isadora Camargo

Serviço: Jornal das Sete e meia - TV Educativa (canal 58).

Todos os dias ao vivo às 7:30 horas

Site: http://pg.pr.gov.br/tve/

Nenhum comentário:

Postar um comentário