11 de setembro de 2009

Jornalismo em nome do Governo

O programa de notícias A Voz do Brasil é transmitido diariamente em todo o território nacional às 19 horas. Com veiculação obrigatória em todas as rádios, desde 1938 no governo Vargas, por determinação do Código Brasileiro de Telecomunicações, A Voz do Brasil chega a ser transmitida às 23h, ou até mesmo às 4h, em emissoras amparadas por liminares que autorizam a veiculação do programa em outros horários. Se divide em notícias do Poder Executivo, Poder Judiciário, Senado e Câmara. Tem como tema de abertura O Guarani, de Carlos Gomes.



“Em Brasília, dezenove horas.” Era essa abertura do jornal antes da reformulação. A linguagem era muito sóbria, com a utilização de termos cujo significado não era do conhecimento de todos. Isso atrapalhava o objetivo do programa, que pretendia levar informação a uma parcela cada vez maior da população.
Com alterações feitas na estrutura, em 2003, o jornal passou a utilizar uma linguagem mais coloquial, uma voz feminina foi inserida na locução, a abertura se tornou “sete da noite em Brasília” e foi disponibilizado ao ouvinte espaço para reclamações.
A Voz do Brasil, que é o programa de rádio mais antigo do Hemisfério Sul, conta com quatro jornalistas formados, o que confere ao programa qualidade no material e produção. O problema fica na abordagem dada às notícias. Se por um lado existe qualidade na produção, por outro, a apuração deixa a desejar.



Matérias com uma única fonte e omissão de dados importantes transformam o que poderia ser um excelente programa de radiojornalismo, num espaço para promoção de membros e representantes do governo e suas ações no país.


Mariana Galvão


Serviço
A voz do Brasil

Rádio Mix - 94.7 FM
Às 19h

Rádio CBN - 1.300 AM
Às 19h

Rádio Mundi - 99.3 FM
Às 2h

Rádio Tropical - 99.9 FM
Às 23h
Crédito fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário