17 de abril de 2009

'Cafundó' me confundiu


'Cafundó' é um filme que, segundo site oficial, teve quase 80% das cenas gravadas em Ponta grossa. É baseado na história do milagreiro João de Camargo (Lázaro Ramos), que na Sorocaba (SP) do século XIX une numa só igreja o catolicismo, o candomblé e a umbanda. Retrata o contexto sócio-cultural e político dos negros na pós-escravatura. Problemas como racismo, desemprego e pobreza encontravam consolo na fé e religião.



O roteiro é desconexo, o que confunde o espectador. Fatos ocorrem na vida do protagonista sem que haja esclarecimento de como e porquê. Isso fica claro na cena de seu ritual com pedras, sem mostrar o objetivo ou resultado. A cena seguinte já mostra João curando fiéis.

O filme não possui uma linha de raciocínio que explique a ligação entre as vozes que milagreiro ouvia, o dom curandeiro e a construção da 'Igreja do Bom Jesus da Água Vermelha', assim como a união das religiões e o porquê delas. São cenas soltas que deixam para o espectador a tarefa de uní-las e entender a sua maneira o significado dos acontecimentos.



Entretanto, a fotografia do filme merece destaque, por harmonizar as cenas fortes, como os rituais de magia negra, com cores vibrantes do cenário natural pontagrossense. Integram o ambiente do filme o Parque Estadual de Vila Velha e o Buraco do Padre. As cenas são visualmente atraentes, mas isso não basta para prender a atenção e suprir as expectativas de quem assiste.


Mariana Galvão Noronha



Serviço:

Cafundó, 2005 – 98 min.

Diretor: Paulo Betti e Clóvis Bueno

Direção Fotográfica: José Roberto Eliezer

Assista o trailer: www.youtube.com/watch?v=QgTEW3KelNM

Disponível nas locadoras

2 comentários:

  1. Pessoal da EDIÇÃO, é preciso maior cuidado ao revisar os textos do blog! A começar pelo "teve quase 80% das cenas gravadas em Ponta grossa"
    PG com letra minúscula?

    ResponderExcluir
  2. Conheço algumas pessoas daqui q trabalharam nesse filme, na parte técnica, construindo os cenários, especialmente. Porém nunca vi-lho para constatar o resultado final.

    ResponderExcluir