17 de abril de 2009

Um residencial e um jornal



O jornal O Monteiro é um bimestral que circula no residencial Monteiro Lobato localizado na Rua Vereador Engenheiro Ernani Batista Rosas nº. 3131, no Jardim Carvalho em Ponta Grossa. Com tiragem de 1000 exemplares, as matérias informam os problemas e acontecimentos do Residencial e também da cidade. Há grande presença de matérias atemporais, característica que se justifica em função da periodicidade do jornal, que é bimestral. A edição analisada é a de março e abril.



Alguns problemas foram encontrados nos textos. Por exemplo, há dois parágrafos de um dos textos da editoria de Saúde que o leitor não consegue identificar de onde vieram as informações, ou que organização apurou determinados dados. Por outro lado, essa matéria, que fala sobre a palestra que a ONG Você Consegue ministrou no conjunto habitacional visando incentivar a doação de medula óssea, esclarece bem sobre o processo de doação.

A entrevista do bimestre foi com o presidente da Associação de Moradores do residencial, que está deixando o cargo. As perguntas trazem do entrevistado respostas sobre as dificuldades de se presidiar uma associação e o que é preciso que o próximo presidente esteja disposto a fazer pelos moradores. Abordagem adequada visto que a eleição que elegerá o novo presidente será no dia 24 deste mês.



Os problemas são pequenos no jornal, mas as fotos são suficientemente informativas e o design é agradável.

Em geral, os temas são para as pessoas do condomínio e sobre as pessoas do condomínio. As matérias têm citações de moradores e algumas vezes contam a história de alguns residentes.


Liandra Cordeiro



Serviço:

Jornal O Monteiro – projeto da Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Residencial Monteiro Lobato.

Professora e Jornalista responsável: Vanessa Zappia

Distribuição Gratuita no Residencial Monteiro Lobato e também é possível encontrar exemplares no Departamento de Comunicação da UEPG (campus Central)

e-mail: jornalomonteiro@gmail.com

blog: http://omonteiro.blogspot.com

Fotos: foto 1 – Liandra

Foto 2 – blog: http://omonteiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário