17 de junho de 2010



Alguém ainda lembra que existem as editorias “Entre Linhas” e “Antena” no blog Crítica de Ponta? Sim, o final do primeiro semestre (2010) se aproxima e as coisas vão acumulando, mas o que se vê no blog é um descaso. Não apenas em entregar textos ou não, mas também de se esconder atrás da desculpa de que “é muito difícil encontrar pautas”. Realmente, algumas editorias vão afunilando assuntos e temos que exercitar a criatividade e percepção para produzir bons textos. Vale a ressalva de que existem muitos aspectos de programações já analisadas que não foram tratados, ou seja, rendem novos textos. Na hora da escolha da pauta, lembre-se de que a crítica deve ter a capacidade de instigar o leitor ao acesso (leitura) do Blog.
A editoria “Na Tela” é um exemplo. Cada autor busca novas visões e críticas, nem sempre se baseando em programas específicos. Nesta edição, o autor tenta não apenas criticar negativamente o formato do programa, que se apresenta como um ‘jornalismo’ um tanto parcial, mas mostra como a atração abre espaço para a participação do telespectador.
“Outros giros” apresenta o outro lado de um lugar conhecido por seus shows e festas, abusando da descrição. “Vitrola” faz uma crítica implantada sutilmente ao longo do texto sobre uma banda bem conhecida, o que facilita o entendimento do leitor, talvez pecando por não torná-la mais explícita. Na “Agenda Cultural”, a programação do evento junino da cidade é disposta de maneira longa, causando certo cansaço visual. Facilitaria a transformação dos vários tópicos em texto ou a redução dos espaços entre eles. Ainda na agenda, é necessário diferenciar mais visualmente cada atração.
O blog segue, como ressaltou o último ombudsman, talvez com pouca evolução. Uma opção apresentada, e que muitos colegas vem demonstrando, é pensar melhor e com mais criatividade nas nossas pautas, que são o início para uma boa crítica.

Ana Carolina Miola

Nenhum comentário:

Postar um comentário