15 de junho de 2010

Publicidade e algumas desgraças, lado a lado no seu almoço



O programa ‘Balanço Geral’, da emissora RIC (Rede Independência de Comunicação), transmitido em dois blocos, na hora do almoço, traz muitos acidentes de trânsito, assaltos, mortes, prisões e publicidade. A cada reportagem, que tem em média um minuto e meio, o apresentador pára o programa e anuncia algum produto ou serviço, geralmente de funerárias, o que torna o programa cansativo e repetitivo. As propagandas ocupam tanto, ou até mais, tempo que as próprias notícias. As reportagens “especiais” têm o mesmo tempo de duração que as matérias normais.
O apresentador do programa da sucursal da RICTV Curitiba, Gilberto Ribeiro, após as imagens das reportagens, faz comentários explicitando a opinião que tem em relação ao assunto pautado. Ribeiro às vezes leva alguns políticos ao programa para dar entrevista, mas do jeito que é conduzida pelo apresentador passa a ser mais uma assessoria de imprensa que algo jornalístico, sem contar que em alguns casos ele deseja sucesso na campanha do candidato. Não que apoiar políticos seja errado, mas mostra que o programa é parcial. A interação com os telespectadores é interessante, no início do programa é disponibilizado o telefone de contato, além de o apresentador ler alguns e-mails que a redação recebe.
No segundo “tempo” do programa, que começa às 12:40h, logo após o ‘Tribuna no Esporte’, existe o quadro “gente procurando gente”, no qual o repórter entrevista pessoas que buscam algum amigo ou familiar que tenha desaparecido, com uma descrição e um pedido de ajuda aos espectadores. Os depoimentos são emocionantes e algumas vezes chorosos. E é dessa forma que o programa tentar tirar proveito de algumas situações desagradáveis e, em certos momentos, apela para o sentimentalismo, talvez na busca de audiência.
Marco Antonio Favero

Foto: divulgação

Serviço:
Emissora: RIC TV – Record
Canal: 47(TV aberta)
Horário: de segunda à sexta 12:00-12:20/12:40-13:30
http://www.ric.com.br/ric.com/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário