12 de junho de 2010

Crítica a tudo e mais um pouco



A peça ‘Memórias do Subterrâneo’, interpretada por Emerson Rechenberg, fala sobre um homem de meia idade que, auto-isolado em seu porão, afastado de tudo e de todos, se escondendo atrás de uma doença que nem sabe-se ser verdadeira, faz críticas com relação às buscas efetuadas pelo ser humano. A personagem indaga sobre toda e qualquer ideologia e/ou filosofia de vida, mas principalmente contra a consciência, levantando questões pertinentes que fazem pensar sobre a veracidade de nossas relações e vida em sociedade.


A peça, anunciada para as 20h, começou com 15 minutos de atraso. O espetáculo inicia com uma recepção (feita pela serviçal, que só apareceu novamente no fim da peça) rude no saguão de entrada do auditório B do Cine-Teatro Ópera. Uma mesa, duas cadeiras, alguns caixotes, imagens de santos, faixas brancas, uma garrafa de água, um copo, quatro bonecas e 26 velas formavam o cenário. As velas, aliás, eram o único tipo de iluminação presente. Se menos velas fossem usadas, o efeito de sombra seria ainda mais acentuado, levando a imaginação a fluir ainda mais. Próximo ao final da apresentação – que dura cerca de 1h e 10 min –, quando as velas vão sendo apagadas (pela própria personagem), o cenário se revela mais propício ao tema abordado do que em seu começo.

A peça requer atenção, se a mente divagar, mesmo que seja sobre as questões levantadas pelo ator/diretor, o expectador perde o rumo nos caminhos abordados e não consegue acompanhar a linha de raciocínio. O público – cerca de 35 pessoas presentes - não aplaudiu ao final, pode ser pelo fato de que o ator saiu de cena e a serviçal, asperamente, pediu para os expectantes irem embora pois “a visita tinha acabado”.
Kevin Furtado

Serviço
:
Espetáculo “Memórias do Subterrâneo”. Da obra de Fiódor Dostoievski. Adaptação, concepção e performance: Emerson Rechenberg. Assistência de direção: Lucas Ruteski. Programação Visual: Maisa Goldemberg
Promoção: Casa de Artes Helena Kolody, com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Local: Cine-Teatro Ópera - Auditório B
Data: 05 de junho às 20h
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Fotos: Kevin Furtado e Portal Dia-a-Dia Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário