4 de junho de 2010

Ponta Grossa e Paraná, só na previsão do tempo da Globo



Que Ponta Grossa não possui um espaço razoável no jornal ‘Paraná TV’, da RPCTV (Rede Paranaense de Comunicação) – filiada a Rede Globo –, isso todo mundo sabe. São apenas 15 minutos de produção local inseridos nas duas edições do telejornal, uma ao meio dia e outra às 19h horas. Mas quem conferiu a palestra do produtor de telejornalismo da RPCTV/Curitiba, Dirk Lopes, na VII Semana de Integração da Resistência – promovida pelo curso de Jornalismo da UEPG, entre os dias 24 e 28 de maio/10 – pode ver que a situação é pior do que a imaginada.



Ao longo da palestra, Dirk Lopes relatou a rotina de produção da parte de jornalismo da filial, contou casos, falou sobre reportagens. Tudo o que jornalistas gostariam de saber. Mas algo que ele disse vai além do interesse de jornalistas. Na ocasião, Dirk relatou a “negociação” com a central da Rede Globo de Jornalismo, no Rio de Janeiro, para que uma notícia do Paraná entrasse no noticiário nacional.
Bem, se Curitiba tem que “negociar” para que uma matéria regional entre em cadeia nacional, o que se pode esperar para Ponta Grossa? Seria mais atraente para os paranaenses ver notícias com um cenário do estado, com discursos de paranaenses, histórias daqui. E isto não seria mero regionalismo: política, economia, cultura, violência não tem só em São Paulo e Rio de Janeiro. Paraná também faz parte do País.



Todavia, o “regionalismo” poderia começar por aqui. Já seria um bom começo mais do que 15 minutos por dia no ‘Paraná TV’. Quando Ponta Grossa deixar de aparecer só na previsão do tempo do telejornal, a sociedade princesina talvez tenha uma maior identificação com o noticiário. A preocupação deveria servir para o RPCTV e a “Central (RJ e SP) de Jornalismo” da Globo.

Leonardo Barretta

Serviço:
Paraná TV – produzido em Curitiba/PR
TV Esplanada/Rede Paranaense de Comunicação (RPC)/Rede Globo de Comunicação
Primeira edição: 12:00h
Segunda edição 19:00h

A Central Globo de Jornalismo (CGJ) está localizada no Rio de Janeiro/RJ.

Um comentário:

  1. Na verdade bom mesmo seria se todo o Paraná TV na Esplanada fosse local, assim como é o da Cataratas em Foz do Iguaçu, ainda que fossem incluídos fatos relevantes do resto do estado. Claro que para isso precisa-se aumentar o número de equipes de reportagem e realizar algumas outras melhorias. Até hoje marca d'água, algo tão elementar pra se identificar a emissora, ainda não é realidade por lá. E a trilha da escalada na 2ªedição? A mesma de 1999. A atual usada em Curitiba está lá desde 2007 (e já está desatualizada em relação ao RJTV). PG é tão longe da capital assim pra se enviar um mísero áudio? E o e-mail? Ou não usa-se por não se querer?

    Mas quanto a falta de exposição de PG na TV no horário do almoço global, ainda há um consolo, se é que isso sirva de consolo: as afiliadas da Globo no Acre, Amapá, Rondônia e Roraima não tem nem um jornal 100% estadual nesta faixa, quanto mais regionalizado. PG ainda tem muito.

    ResponderExcluir