8 de junho de 2010

Histórias de vida no baile da saudade




O que se esperar de um filme que em seus 92 minutos se passa em um Baile da Terceira Idade na noite paulistana? Por mais monótono que aparente a alguns, o longa de Laís Bodanzky “Chega de Saudade”, que será exibido pelo projeto Cine Arte no dia 12 de Junho, chama a atenção pela beleza simplista que o filme transmite. Apesar de mostrar toda a evolução da festa, desde os primeiros preparativos até a chegada dos frequentadores, o baile não é o foco da trama, mas artifício para mostrar os conflitos de personagens que vivem o início da terceira idade, entre decepções, angústias, desejos e certa decadência de mulheres que apenas querem ser reconhecidas pela sensualidade.




A trama toda se passa dentro do salão Chega de Saudade, que dá título ao filme. As memórias parecem se misturar, já que entre os mais velhos, estão um jovem DJ e sua namorada que, pela primeira vez, experimenta a noite no baile. Envolvendo muita música que não só embala a noite, como reflete o humor dos personagens, as histórias mostram durante o andamento da festa, personagens realistas e simples. O filme não retrata uma velhice caricata, mas personagens humanizados, em que os sentimentos não são maquiados pelo pudor que se espera da velhice.




A história não é surpreendente, uma vez que se propõe a mostrar a simplicidade de situações e sentimentos, que há muito passa despercebida. Mas a maneira como o roteirista Luiz Bolognesi e a diretora Laís Bodanzky tratam temas como a libido, a preocupação pelo reconhecimento na velhice, e a sensualidade existente nesses bailes, valem que o filme seja assistido ao menos uma vez, apesar de cansativo em alguns momentos.


Érik Gasparetto



Serviço:

Sessão: Dia 12 de Junho de 2010 – às 17 horas, no Cine Ópera


Título Original: Chega de Saudade
Gênero: Drama
Duração: 92 min.
Ano: Brasil - 2008
Distribuidora: Buena Vista International
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi

Trilha Sonora – BiD

Um comentário:

  1. Aprovado o fim do 13° salário http://www.puuublic.com/politica

    seria legal se vocês postassem no puuublic! pois la as notícias teriam mais visibilidade!

    eu até criei uma postagem la sobre a polêmica do lucas. http://puuublic.com/ponta_grossa

    ResponderExcluir