11 de junho de 2010

Homenagem às aulas em forma de livro




O livro “Aulas de Literatura Italiana e Desafios Críticos”, organizado por Heim Leonard Bowles, é uma homenagem para o professor paulista Bruno Enei. Fruto das aulas dedicadas de Língua e Literatura Italiana no Curso de Letras Neolatinas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, quando era a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras. Bruno Enei foi professor, entre os anos 1956 e 1958.
A ex-aluna Sigrid Paula Maria Lange Schoerrer Renaux taquigrafou as aulas. O livro é todo baseado em leituras e análises realizadas durante as aulas. O livro é em português, com alguns poemas em italiano. Para estudantes de Língua Italiana, o livro interessa por ser uma 'verdadeira' aula.
Para os leigos, é uma leitura corrida, que fluí, mesmo o tema sendo denso. Com aprofundamento e dedicação de anos de estudos, o professor passa pela França, pela poesia e prosa, e até poesia religiosa, como “O inferno e o paraíso”, de Giancomino da Verona, e o “Cantico delle Creature” de São Francisco. A obra envolve ainda a história da Literatura italiana, a partir da Literatura Medieval até o século XIV.
O que chama a atenção é a forma como o autor consegue explorar o tema. É como um diálogo do leitor com o mundo da filosofia, arte e, principalmente, a história das línguas. O livro traz também uma síntese bibliográfica da esposa de Enei, Maria Biancarelli Enei, professora de grego.
No final, encontram-se alguns “Escritos de Bruno Enei”, abordando autores como Leonardo da Vinci. O método do livro é a análise tanto das obras como de seus autores.

Laís Franco


Serviço

Editora Toda Palavra, Série Intelectuais, 453 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário