12 de maio de 2010

Um mundo de cores no teatro ao ar livre


O local não era uma sala de teatro com suas confortáveis poltronas, e sim a Praça Barão do Rio Branco, centro de Ponta Grossa, onde aconteceu a apresentação da peça “Maria das cores e seus Amores”. O palco é uma estrutura móvel e as pessoas se acomodavam em cadeiras de plástico ou ficavam em pé. Mas isso não foi empecilho para que cerca de 80 pessoas assistissem a apresentação. A maioria eram crianças, porém adultos também assistiam, mesmo que timidamente. Alguns passavam e paravam para ouvir a personagem da peça infantil.
A vitalidade da atriz, que é uma senhora, e seu sotaque argentino impressiona. O diferencial da peça é que a atriz interage o tempo todo com seu público. Ela anima as crianças, fazendo-as responder perguntas e provocando palmas durante todo o espetáculo.



O teatro gira em torno da personagem Maria das Cores, que perdeu sua coleção de cores, passando a ver o (seu) mundo em preto e branco. A peça segue um roteiro que se modifica um pouco de acordo com a reação das crianças, que parecem fazer parte do elenco. Devido à participação da plateia, há um improviso falas, bem elaborado e de forma discreta.
Durante a apresentação, não teve como ignorar, entre as crianças sentadas, um homem, morador de rua que, assim como os adultos que assistiam a peça, parecia encantado com as representações. O teatro ao ar livre e sem custo permitiu que os presentes contemplassem a arte. Oportunidade oferecida pelo Projeto Conexão Cultural.



O cenário era composto por objetos simples em preto e branco: uma mesa, um guarda-sol e alguns tecidos. O figurino da atriz também era simples (e mono tom). A peça conta com alguns fantoches que ajudam a personagem contar a história. A iluminação natural dava um ar de descontração ao espetáculo e apenas em alguns momentos houve inserção de fundo musical. O uso de um microfone de cabeça foi necessário para que todos pudessem ouvir a personagem, já que os sons externos poderiam atrapalhar.
A peça, com caráter educativo, sugere que as cores podem fazer a felicidade humana e que uma das riquezas que se pode ter é o interesse e hábito da leitura.

Loise Clemente


SERVIÇO:

Peça: "Maria das Cores e Seus Amores" - Olga Romero

Dias: 6 a 8 de Maio – 15:30h
Atividade: Conexão Cultural – Espetáculos de Teatro e Exibição de Filmes
Promoção: Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Local: Praça Barão do Rio Branco
Ingressos: Atividade Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário