1 de maio de 2010

Três Letrinhas que mudaram uma vida: HIV




Valéria Piassa Polizzi uma jovem de 16 anos depara-se com um problema desesperador: contrai AIDS. O fato ocorre na década de 1980, numa sociedade que ainda não aceitava a doença e não tinha preparo médico para tratá-la. A adolescente, que sempre fora bem recebida em todos os locais, decide fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.

Filha de pais ricos, boa aparência, roupas compatíveis com sua classe social. Mas o que as pessoas fariam se soubessem que ela era soropositiva? Nessa autobiografia, o leitor encontra um relato (emocionante e pedagógico) sobre uma jovem que enfrenta os desafios da vida, vence os preconceitos impostos pela sua situação e mostra questões do cotidiano juvenil: sexo, namoro, festas, amizades, personalidade, influências e dúvidas.
Apesar da linguagem coloquial, já que o livro é destinado à juventude, a autora consegue prender o leitor do começo ao fim da obra com bom humor e descontração. De início, o leitor se depara com uma das cenas mais fortes do enredo, quando Valéria perde a virgindade e, sem proteção, torna-se HIV. Pode-se notar o modo direto de escrever da autora: "[...] acontece que eu era virgem e nunca usei drogas. O que aconteceu então? É simples, transei sem camisinha".


Um livro simples, que passaria despercebido. Mas que merece ser lido, mesmo pelo fato da publicação ter sido em 2003 ainda trata de assuntos atuais. Uma ótima leitura de conscientização comportamental.

Juliana Spinardi

Serviço:
Editora: Ática
Autor: VALERIA PIASSA POLIZZI
Origem: Nacional
Ano: 2003
Edição: 19
Formato: Médio
Preço: R$ 36,90

Onde comprar: http://www.atica.com.br/catalogo/?i=850808742X

2 comentários:

  1. Já li o livro. Realmente muito bom, e tem seu lado educacional instruindo jovens dos problemas do sexo sem camisinha. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no primeiro ano do Ensino Médio, em 2000. A publicação de 2003 deve ter sido outra edição.
    Abraços!

    ResponderExcluir