30 de abril de 2010

Seria uma solução para a falta de críticas?

Nos Campos Gerais há uma carência de um periódico designado ao ramo literário. Observa-se nos diários princesinos que não há notícias nesse ramo da literatura, apenas informações a respeito das obras mais vendidas nas livrarias de Ponta Grossa. O Rascunho era um jornal que exercia essa função. Um jornal dedicado à literatura, desde críticas, resenhas e informações das obras nacionais.


O Rascunho é produzido em Curitiba e alcança 12 mil leitores do Brasil inteiro, contando com a participação de colaboradores e colunistas variados e de diversas regiões do país e do exterior. Porém o jornal não é mais encontrado nas livrarias e bancas de Ponta Grossa, onde era distribuído gratuitamente desde o começo desse ano.


Criado em 2000 pelo seu atual diretor Rogério Pereira, o jornal é polêmico uma vez que tem como objetivo estimular a leitura de obras nacionais e a crítica literária em seus leitores. O Rascunho, que completou 10 anos mês passado, traz uma forma diferenciada na abordagem em seus textos e oferece também serviços culturais. Um jornal desse aspecto faz falta em Ponta Grossa, principalmente para os apreciadores da literatura brasileira, por isso sua “volta” à cidade seria um bom incentivo a cultura.

Luan Azevedo

Serviços:

O Rascunho tem 32 páginas, dividido em quatro cadernos, e é publicado em edições mensais.

Pode ser assinado através do site www.rascunho.rpc.com.br pelo valor de R$ 60 a anuidade.

Sua distribuição é gratuita, e não foram encontrado pontos de distribuição em Ponta Grossa. Há algum atrás eram encontradas algumas edições na Livraria Verbo Megastore no Shopping Palladium.

O Jornal conta com 13 colunistas, espaço de entrevistas e promove eventos de discussão das obras.

Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 655 - cj. 1205.

Telefone:(41)3019-0498

Um comentário:

  1. Boa escolha Luan, mas deixou a desejar um pouco na crítica. O jornal tem muito conteúdo, daria para se produzir uma crítica bem mais rica em detalhes. Pô, a arte do Rascunho é muito boa, poderia ter se aprofundado mais...mesmo assim, boa escolha.

    ResponderExcluir