12 de maio de 2010

Poesia Infantil com ajuda dos céus


Sobre o que os anjos conversam? Talvez só Deus soubesse, mas a resposta pode ser obtida com o novo livro de Thaty Marcondes, poetisa princesina, intitulado ‘Papo de Anjo’, que faz uma contribuição ao universo da poesia com uma obra destinada ao público infantil, mas que toca até os mais velhos. Nesta segunda edição do livro (a primeira saiu em 2008), Thaty mostra que para fazer poesia não é preciso fazer rimas, embora a obra contenha poemas rimados. Por ser um livro infantil, a linguagem é simples, o que conquista também públicos de outras faixas etárias, principalmente os não adeptos de poemas. Mas não só pela forma a autora conquista um público mais ‘experiente’. Com poemas sobre o dia-a-dia das crianças, das brincadeiras de rua ao momento de ir dormir, este público é capturado pela nostalgia que o remete aos “bons tempos”. Com versos simples e leitura dinâmica, a obra é boa para quem ainda mantém a aposta de que poesia seria difícil de ser lido – coisa de intelectual. Era essa a intenção da autora: mostrar para as crianças que todos podem fazer poesia. O livro é todo ilustrado pela criançada do grupo ‘Bando da Leitura’, também de Ponta Grossa. As figuras angelicais se tornam um prato cheio para atrair o público infantil. O livro se torna suave. Talvez pelas ilustrações, talvez pelo conteúdo. A sensação que se tem é de que os anjos estão cuidando das crianças que fazem parte de cada página. Quem sabe seja sobre isso que eles conversem: sobre as crianças.

Leonardo Barretta


Serviço:

Livro: Papo de Anjo, segunda edição (2010).

Autora: Thaty Marcondes

Páginas: 40 páginas
Preço: O livro não será comercializado. Os interessados poderão obter um exemplar na sede do grupo ‘Bando da Leitura’ (Rua Roberto Auer, 141. Vila Ferroviários – Bairro Oficinas, Ponta Grossa/PR, telefone: (42)3229 5334 ou 9972 6424), ou direto com a autora.

Editora: A autora, Thaty Marcondes, preferiu ela mesma imprimir os exemplares, como uma forma de demonstração para as crianças que não é difícil produzir um livro. Segundo a autora, o exemplo já está sendo seguido por uma criança do Bando da Leitura.

2 comentários:

  1. Poxa, adorei... Vc captou bem a intenção do livro.
    Aguarde o próximo, com textos das crianças!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto Leonardo.
    Na sala de leitura do bando, o livro Papo de Anjo fica na estante reservada aos autores de nossa cidade. As crianças gostam de conferir se ele está lá. Gostam de ler e algumas já sabem dizer os poemas. E gostam também de contar que conhecem Thaty Marcondes, a autora.
    Cada livro tem uma capa diferente de acordo com o olhar de cada criança que desenhou.
    E toda quarta os anjos se encontram para ler no bando da leitura. Com ajuda dos ceús e algumas parcerias aqui na terra. Amém!

    ResponderExcluir