2 de maio de 2010

Onde se pode ler em Ponta Grossa?


Há alguns anos, várias livrarias tinham um espaço próprio para seus clientes folhearem livros sem levá-los para casa. A Livraria Letras MegaStore (antiga Bom Livro), por exemplo, localizada em um shopping da região central de Ponta Grossa, oferecia poltronas entre as estantes. Um espaço confortável para a leitura!

Infelizmente, a livraria deixou de oferecer o espaço há anos. Será que foi por medo de perder a clientela ou por que os livros estragavam com facilidade? O fato é que as pessoas que frequentavam a livraria ficaram sem uma opção de qualidade para a leitura de livros.


Os locais específicos para a prática, como as bibliotecas, podem até oferecer um espaço próprio para isso, mas falta qualidade nos exemplares e conforto para os leitores. O recente livro “Jacu Rabudo” (final de 2009), que aborda uma parte da cultura pontagrossense, ainda não é encontrado em nenhuma biblioteca pública da cidade.

Além disso, os exemplares estão em péssimo estado de conservação. Capas soltas, páginas rasgadas, ou falta delas, e livros sujos são comuns de ser encontrados nas bibliotecas de Ponta Grossa. As bibliotecas e livrarias, que seriam uma opção de lazer, conhecimento e cultura, não dão suporte e nem incentivo para que as pessoas frequentem novamente esses locais.

Andressa Kaliberda



Serviço: Biblioteca Municipal Bruno Enei: Estação Saudade, Parque Ambiental.

Biblioteca Central Professor Faris Michaele (UEPG): Praça Santos Andrade, 1, Centro.

Livraria Letras MegaStore: Rua Ermelino de Leão, 703, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário