30 de maio de 2010

Falta crítica de teatro nos jornais (regionais)

Quando os jornais locais (editados em Ponta Grossa/PR) dão algum espaço para as críticas de teatro é simplesmente para contextualizar em apenas algumas linhas a apresentação teatral e recolher informações sobre os atores principais do grupo. O primeiro ator que aparece em cena, habitualmente, é elogiado, segundo a lógica de mercado contemporânea, pois se trata da principal estrela e significa os investimentos da publicidade do grupo cultural e seus patrocinadores.

Ponta Grossa, uma cidade de médio porte, não tendo muitas apresentações e manifestações culturais, tem o espaço para a crítica nos jornais pequena, chegando quase a zero.

A falta de crítica de teatro não atinge apenas cidades pequenas, mas todo o país. Os Jornais que dizer ter circulação nacional pecam ao tratar grandes manifestações culturais internacionais igualmente como tratam as pequenas peças artísticas nacionais.

Outro motivo para a falta de crítica é a ausência de críticos que apreciam peças teatrais de todos os gostos. Para isso, a crítica não deve deixar resumir apenas um crítico para cada jornal, e sim se basear também no gosto do público que assiste a peça, prestando atenção em cada olhar das pessoas que prestigiam o trabalho artístico, embora nem sempre identifiquem problemas técnicos de palco ou iluminação. Apenas vê o que lhe agrada.

A crítica deve ser vista com um olhar diferente, e nunca pejorativo, e a resposta pode estar no próprio público que assiste a dramaturgia. A falta de espaço em jornais dificulta tais percepções (críticas).

Luan Azevedo


Serviços:

Fotos: imagem 1 retirada de: acesso em:26 de maio de 2010.

Imagem 2 retirada de: < www.radames.manosso.nom.br/ambiental/> acesso em:26 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário