30 de maio de 2010

'Rádio Resistência, a rádio que você vê'

Depois de uma manhã de palestras da VII Semana da Integração da Resistência, como forma de socialização, os alunos de todos os anos da graduação de Jornalismo da UEPG se dividem na apresentação e nas entrevistas da Rádio Resistência. As apresentações (radiofônicas) acontecem em todos os eventos do curso e em ocasiões extraordinárias, como o protesto em defesa ao diploma para exercer a profissão de jornalista. A rádio, que é móvel, tem atrações culturais e conta com a participação do público, como no tradicional quadro “Te pego no susto”, deixando muitos dos estudantes em situações embaraçosas.

É uma oportunidade dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas ministradas em sala de aula e, através do 'microfone aberto', todos os envolvidos podem expor suas opiniões. A Rádio é viciada nas apresentações culturais, faltando pluralidade e diversidade nas atrações. Músicos que tocam as mesmas músicas, o repertório escolhido pela Rádio é sempre o mesmo. Quem participa dos eventos, de alguma forma, fica cansado de sempre ouvir as mesmas coisas.

Além dos problemas de programação, ela é marcada pelas limitações físicas e tecnológicas. Microfones que não funcionam direito, gerando microfonia, caixas de som em condições nada favoráveis e a falta de equipamento e estrutura para quem se apresenta. Os músicos têm de trazer seus microfones, caixas de som, pedestais e estante.

Apesar dessas dificuldades, a Rádio Resistência não deixa de ser uma rica contribuição ao conhecimento pessoal e profissional e deixa uma lição de como um profissional domina os improvisos e os desafios de se fazer um programa ao vivo.

Letícia Cabral


Serviço:

Acontece nas Semanas de Integração da Resistência e nas Semanas de Estudos em Comunição, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Horário: depois das palestras, geralmente ao meio-dia

Apresentação: alunos do Curso de Jornalismo da UEPG

Fotos: Thiago Terada

Nenhum comentário:

Postar um comentário