17 de maio de 2010

De Livramento para Ponta Grossa, O Xucro Véio

Natural da cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, admirado pelo povo que aprecia uma música gaúcha, o Crioulo Batista faz sucesso em Ponta Grossa há sete anos. Diz-se trovador, poeta, cantor e compositor. Já fez shows com grupos famosos do gênero musical, como 'Gaúcho da Fronteira', 'Os Serranos' e 'Porca Véia'.
Foi o talento para a trova e a improvisação que rendeu ao 'Crioulo' um espaço semanal na rádio Antena Sul FM. Entra no ar de segunda a sexta das 4 horas da manhã às 6. Seu programa Canto do Sul é totalmente dedicado a homenagear a cultura gaúcha. Durante o programa, ouve-se música de raiz (regional) e versos que o artista faz para os ouvintes, que interagem pela internet. Observa-se que não há um roteiro a ser seguido, mas mesmo assim a participação dos seus fãs é grande, até mesmo para o horário de exibição da peça radiofônica.
Verifica-se a presença de uma linguagem simples e forçada para um sotaque gaúcho, algumas vezes até cômica. Os participantes mais ativos são os das áreas rurais do município e seus distritos. Habitantes de Itaiacoca e de Catanduva sempre se fazem presentes. Grande parte do espaço do programa fica destinado a mandar “beijos” e “abraços” para os conhecidos do condutor do Canto do Sul. O Crioulo Batista, como gosta de ser chamado, acaba conquistando o público pela simplicidade com que trata os assuntos, sempre aleatórios e levantados pelos ouvintes. Além do programa na rádio Antena Sul, ele dirige o grupo musical gaúcho ‘Bando de Xucros’ há sete anos e faz shows, festas, rodeios e bailes.



Rafaela Serrato





SERVIÇO:
Programa Canto do Sul, no ar de segunda a sexta a partir das 4 horas da manhã. Pela Rádio Antena Sul FM 102,7
Telefones para contratar o Bando de Xucros: 99336789
Fotos tiradas do Orkut do cantor, trovador, radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário