16 de maio de 2010

Poesia não é lixo, foi recolhida pelo Gari


Homenagens. É assim que Marcelo Vieira, o “Gari Poeta”, inicia seu sonho em forma de poesia. O livro “Minhas poesias: um sonho realizado”, publicado em 2009, apresenta temas polêmicos ainda frescos na memória, em forma de verso e prosa como, por exemplo, o caso Isabela.
A capa não é original, com uma simples disposição de imagens coladas umas nas outras, sem muito atrativo. Em todas as fotos o autor do livro está posando, tornando-as repetitivas.
A facilidade do autor para rimar é percebida de início, porém, chega a cansar o leitor, tornando a leitura truncada e compassada. A métrica é quase sempre a mesma, ditando um ritmo parecido para todos os poemas.
O livro também traz poemas de caráter social e educativo, como “Coleta Segura”, “Mosquito da Dengue”, “Lei Seca” e “Voto Consciente”. A figura de Deus é frequente em seus poemas, onde o autor pede ajuda e proteção, demonstrando sua fé. O Gari é posto como um heroi trabalhador que supera as dificuldades do dia dia.
Informações sobre o cotidiano, conhecidos, personagens e outras profissões têm seu espaço, na descrição de aflições e desafios que valorizam o trabalhador. Até futebol ele comenta. Poemas com o Corinthians, Flamengo e Internacional estão no livro, elogiando torcidas e times.






A escolha dos temas é pertinente, mas a abordagem ainda é insuficiente. A forma de escrita e conteúdo são confusas, mas não se pode ignorar o sentimento do poeta, explícito em todos os poemas. Perseverante e criativo, o “Poeta Gari” merece reconhecimento pois, mesmo com limitações, teve seu livro publicado com uma interessante variedade de temas.
Amanda Cruz

Serviço:
Livro: “Minhas poesias: um sonho realizado”;
Autor: Marcelo Vieira - “Gari Poeta”;
Páginas: 98;
Preço: 15 reais.
Pedidos do livro: Rua: Júlio Perneta, 348-Vila Velha- CEP: 84016-070-Ponta Grossa-PR
Fone:3225-42-03 / 9903-48-50
Editora: Força Sindical Paraná
Capa, revisão, fotos e diagramação: Cintia Venâncio
Fotos: Amanda Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário