11 de maio de 2010

2012 vai acabar assim?


O filme sobre o fim do mundo, baseado no calendário maia, bateu recorde na estréia nos EUA com US$ 65 milhões arrecadados. Entretanto, o filme pode não ter impressionado pela história. Do mesmo diretor de filmes apocalípticos, Roland Emmerich, como Independence Day e O Dia Depois de Amanhã, 2012 não parece acrescentar muito no que se trata sobre o assunto abordado. Muita destruição e conflito marcam os 158 minutos do filme.

O que dá vida ao longa são os efeitos especiais, muito bem utilizados no decorrer do filme, mostrando pontos turísticos, como o Cristo Redentor no Brasil, sendo destruídos. Cenas de cidades invadidas por tsunamis, explosões de vulcões e casas sendo engolidas pela terra despertam a curiosidade dos telespectadores, mas nada mais do que isso. O 'roteiro clichê', visto em outros filmes, coloca em cena a previsão do calendário maia, que prevê o fim dos tempos em dezembro de 2012. Para completar, o filme passa mais de uma hora tentando explicar o porquê do fim do mundo.

O roteiro resume-se na história de um personagem, interpretado pelo ator John Cusack, tentando salvar sua família. O filme começa em 2009, quando um cientista descobre que o planeta tem tudo para explodir em 2012. E quando o governo dos EUA – sempre eles! - decide criar arcas para salvar algumas pessoas e reconstruir o planeta depois que a catástrofe terminasse. Com uma história estilo Arca de Noé, o filme deixa a desejar no roteiro, mas é uma opção para quem gosta de efeitos especiais.

Kyene Becker


Serviço:

Elenco: John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Danny Glover, Thandie Newton, Oliver Platt, Amanda Peet, Tom McCarthy, Chin Han, Woody Harrelson.

Direção: Roland Emmerich Gênero: Aventura Duração: 158 min Distribuidora: Sony Pictures

Estréia: 13 de Novembro de 2009

Sinopse: Séculos atrás, os maias nos deixaram o seu calendário, com uma data final em um dia determinado e tudo o que isso sugere. Desde então, astrólogos o discutem, numerólogos encontraram padrões que o preveem, geólogos dizem que Terra se encaminha para isso e nem os cientistas do governo podem negar que um cataclismo planetário de proporções épicas se anuncia para 2012. A profecia que surgiu a partir dos maias já se encontra hoje bem documentada, debatida, destrinchada e analisada. E em 2012, nós saberemos – nós fomos alertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário