12 de abril de 2010

Sexo, amor e anarquismo no interior do Paraná





Miguel Sanches Neto, um dos atuais escritores mais conhecidos do Paraná dá vida à experiência da Colônia Cecília no livro ‘Um Amor Anarquista’. A comunidade socialista que, de fato, existiu na cidade de Palmeira, Região dos Campos Gerais, no interior do Estado, na virada do século XIX/XX, é descrita através de quatro personagens principais... três homens que “dividem” a mesma mulher por princípios anarquistas do amor livre.
Sobre a construção literária, o autor optou por uma narrativa linear, onde o narrador é onisciente e o herói bem definido. No livro não existem grandes recursos literários, mas isso não parece empobrecer a narrativa e sim fazê-la cumprir seu propósito maior: contar uma história.



O autor retrata bem as personagens e seus conflitos, mas apesar do título há pouco anarquismo e “muito amor” na obra. O conflito pessoal das personagens, ao abandonar suas convicções católicas convencionais, ganha mais atenção que o contexto político da época e a obra fica carregada de lágrimas à medida que o ideal vai se apagando nas mãos dos revolucionários e aumentando a pobreza. Durante a narrativa, o livro acaba se tornando um retrato dos imigrantes italianos no Brasil e, de maneira mais leve, também do enfraquecimento dos sonhos socialistas que os intelectuais europeus trouxeram, muito esperançosos, para o Brasil.
Mesmo, mantendo-se “morno” em algumas partes, o livro ainda é um retrato picante da beleza da colônia Cecília e, com certeza, uma leitura indispensável para todos os paranaenses que, em sua maioria, devem desconhecer essa importante etapa de sua história.



Serviços:
Livro: Um Amor Anarquista
Autor: Miguel Sanches Neto
Editora: Record, Rio de Janeiro, 2005
Disponível (para leitura) na Biblioteca da UEPG
À venda no site : www.americanas.com.br por 29,90 reais

Mayara Sonchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário