16 de abril de 2010

Pedestre e ciclistas dividem espaço em ciclovia de Ponta Grossa



Num ponto distante do centro da Cidade, numa região calma e com a presença de muito verde, encontra-se uma das duas únicas ciclovias da cidade. A via ocupa um dos lados das avenidas ondel está localizada (Antônio Saad e João Batista França). Passando pelas vilas Jardim Esplanada, Parque Nossa Senhora das Graças, Jardim Atlanta e Santa Mônica, zona norte de Ponta Grossa/PR, a ciclovia tem quatro (4km) quilômetros e se apresenta como uma opção de lazer saudável para aqueles que se interessam com o bem-estar físico.
Observa-se a presença de poucas bicicletas circulando no local. Quem mais faz uso das vias são estudantes e trabalhadores da região, donas de casa, idosos e um grupo de hipertensos que utiliza uma das Unidades de Saúde da região... momento em aproveitam para dar uma “esticada” fazendo exercícios.



Em vários pontos da ciclovia, a conservação é precária. Mato e entulho invadem o espaço reservado aos ciclistas. Além disso, a construtora de um conjunto residencial que trabalha no local tem danificado o asfalto da ciclovia, deixando-o todo esburacado na região onde executa tais serviços.
Não custa lembrar que cabe aos órgãos competentes (do Município) a responsabilidade de realizar limpezas constantes no local, pois além de ser uma responsabilidade básica dos mesmos, a ciclovia é um dos únicos espaços da cidade reservado para aqueles que apreciam uma caminhada com o mínimo de segurança. Aliás, a (ausência de) segurança é um aspecto que preocupa os moradores do local, pois na região, entre o conjunto residencial em construção e o início da vila Santa Mônica, vários assaltos têm ocorrido no início da noite, ao longo dos últimos meses.



Kevin Furtado

Serviço:
A ciclovia, que tem 4 km de extensão, parte da Avenida Antônio Saad e vai até a Rua João Batista França e Silva, na esquina com a Rua Lídia Scheidt Curi, no Bairro Boa Vista (zona Norte da cidade de Ponta Grossa/PR).
Fotos: Kevin Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário