12 de abril de 2010

O Portal em outra alternativa ao leitor dos Campos Gerais


Os principais fatos semanais, dicas sobre saúde, culinária, e outras formas de entretenimento são encontradas no jornal semanal de Ponta Grossa, ‘O Portal’. Cultura e variedades têm um grande espaço no jornal, diferenciando-se dos dois diários locais – Diário dos Campos e Jornal da Manhã – que não dão tanto espaço para este tema, se comparado o tamanho entre os jornais locais.
O Portal atende a um público interessado em matérias que trazem curiosidades sobre cinema, viagens, sexo e meio ambiente, fugindo um pouco das matérias habitualmente encontradas em outros jornais. Este se diferencia do jornalismo tradicional. Um exemplo são os títulos, que arriscam uma maior diversidade para atrair o leitor.


As fotos ocupam grande espaço nas páginas do jornal, e muitas vezes não possuem legenda ou créditos de identificação autora do repórter fotográfico. Em algumas reportagens, as imagens não apresentam boa qualidade (informação, contraste, movimento e definição) e são desnecessariamente grandes.
A diagramação do jornal confunde o leitor por não seguir o mesmo padrão em todas suas páginas. Além do número de colunas (por página) variar de acordo com a matéria, nem todos os textos são justificados (organizados em colunas lineares), dando um aspecto de desordem ao ler a notícia.
O jornal, que circula em Ponta Grossa/PR desde meados de 2009, está crescendo, mas pode melhorar, particulamente no que diz respeito aos detalhes da diagramação, fotos e assuntos pautados.



Serviço:
Jornal: O Portal
Circula todos os domingos em Ponta Grossa e nos Campos Gerais
Valor: R$ 1,50
Site: www.jornaloportal.com.br

Rafaela Mendes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário