26 de abril de 2010

Por um jornalismo (de verdade) no rádio de PG

É comum em programas de caráter informativo de emissoras radiofônicas de Ponta Grossa fazer a leitura das capas de jornais e de portais da internet.


Como conseqüência, o público ouvinte tem acesso a uma informação limitada, já que as chamadas de capa, por si só, oferecem apenas uma parte da ideia principal da notícia. Isso faz com que os interessados no assunto tenham que buscar outros meios para ter acesso aos detalhes e complementos da informação.


No entanto, não tem como generalizar. Em algumas emissoras as principais matérias de jornais são lidas na íntegra, mas há um responsável – contratado ou estagiário – por produzir boletins para a própria rádio. É o caso da Rádio Sant’Ana, que apesar de fazer a leitura de manchetes, no programa matinal “Repórter Cidade”, apresenta também entrevistas ao vivo e informações enviadas pelas assessorias de instituições públicas, como Instituto Médico Legal (IML) e Corpo de Bombeiros. Outras emissoras de Ponta Grossa, como a Mix e a Jovem Pan, por exemplo, oferecem pouca ou nenhuma informação que tenha caráter jornalístico.


O que merece ser ressaltado é o fato de que a cidade possui duas escolas de Jornalismo e disponibilidade de profissionais aptos a fazer a apuração necessária e qualificar os programas jornalísticos das rádios, produzindo conteúdos próprios e exclusivos.

Dessa forma, seria possível garantir o compromisso de informar com propriedade e independência.

Michelle Ferrari Pavoni

Serviço:

Rádio Sant’Ana (900kHz AM)

Programa Repórter Cidade: Segunda à Sábado das 7h às 8h30

Apresentação: Alexandre Costa e Vitor Hugo Gonçalves

Rádio Mix (94,7 FM)

Rádio Jovem Pan (103,5 FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário