20 de abril de 2010








Hardsoft’, leve na hora do almoço e duro de aplicar





A TV Vilha Velha, canal 16, no sistema a cabo de Ponta Grossa, exibe logo após o meio dia o programa Hardsoft. Trata-se de um produto televisivo em que os telespectadores interagem com o apresentador e seus ‘assistentes’ a fim de responder às perguntas do público quanto às dúvidas sobre manutenção e funcionamento de notebooks. Percebe-se que o programa possui assuntos para abordagens bem específicas. O Hardsoft dá espaço às novidades do mundo virtual e aborda tanto questões voltadas aos hardwares quanto softwares. É transmitido em 18 estados brasileiros.




A produção do programa, porém, poderia aproveitar a preocupação com a audiência para melhorar alguns aspectos técnicos da exibição. Enquanto um dos três ajudantes do apresentador Elinton Oliveira Marçal sana dúvidas enviadas por e-mail pelos telespectadores, a câmera foca não só em quem está falando como também nos outros três em cena. E, em alguns momentos, integrantes da bancada (mesa) ficam sorrindo para a câmera, dispersando quem os assiste. É intrigante, pois, no mundo da computação muitas palavras são estrangeiras, o que exige foco na boca de quem fala além do fato de uma sequência de palavras serem pronunciadas rapidamente, o que faz com que o público se perca nas explicações. Se a dica do profissional de informática não é entendida, o objetivo do programa não é alcançado.


Outro recurso que poderia ser mais utilizado, uma vez que já faz parte do programa, porém não é usado com frequência, é o de mostrar os passos para o ‘consumidor’ da informação por escrito, na tela. O telespectador se depara com o especialista pensando alto: “clique em iniciar, programas, acessórios, assistente de compatibilidade do programa...” de maneira tão rápida que não permite que sejam feitas as anotações de quem mais precisa da informação. O Hardsoft auxilia o telespectador que também é internauta, pois este consegue, em outro momento, acessar o site http://www.hstv.com.br/ e seguir as orientações do programa. Caso contrário, sorte para conseguir ouvir e anotar tudo para ter seu notebook funcionando normalmente.





Bruna Bronoski



Serviço::
Canal 16, TV Vilha Velha (a cabo)
Dia e Horário:Sábados às 13h30m e Quartas às 15hAproximadamente 30 minutos de duração
Programa realizado em Brusque- SC transmitido para 18 estados
Apresentação: Elinton Oliveira Marçal
Site: www.hstv.com.br
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário