20 de abril de 2010


O Parque que não é Ambiental


Pessoas de todas as faixas etárias frequentam o Parque Ambiental de Ponta Grossa. O local é uma boa opção para quem busca lazer e para os adeptos do exercício físico. Em 2008 foi implantada a Academia da Terceira Idade, onde há equipamentos que possibilitam a realização de atividades físicas. Além do lazer, o espaço é palco de variados eventos cultural, como a Feira da Uva e já sediou a Feira do Livro, quando existia na cidade (até 2004).

O parque está localizado na antiga estação ferroviária, no centro de Ponta Grossa. Há, entretanto, um paradoxo entre o nome e a estrutura do local, pois o mesmo é desprovido de características que justificariam a denominação “ambiental”. A falta de árvores afeta a aparência de um parque que deveria ser cercado de verde e, no entanto, é notável a predominância do concreto.





Há quatro símbolos que representam os elementos naturais: Terra, Água, Ar e Fogo. As estruturas seguem a mesma linha da titulação do parque, ou seja, as referências ambientais e aos elementos, que permanecem apenas no nome. E nas estruturas não há presença de nenhum dos elementos naturais.


Além disso, o Parque deixa a desejar quanto às áreas propícias para caminhar e ciclovias, pois não há um espaço apropriado para tais atividades. A carência de árvores afeta não só este local, mas também diversos outros espaços da cidade.


Carla Onaga

Serviço:
Parque Ambiental Governador Manoel Ribas
Localizado entre as Rua Dr. Vicente Machado, Ermelino de Leão e Benjamim Constant, no Centro, Ponta Grossa/PR.
O acesso é aberto
Foto: Carla Onaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário