4 de abril de 2010

Diferentes enfoques editorias de um mesmo evento


Qual foi o diferencial na cobertura da inauguração do Hospital Regional de Ponta Grossa, dia 31/03, feita pelos dois diários impressos que circulam na Cidade, o Jornal da Manhã e o Diário dos Campos?
Enquanto a abordagem do Diário dos Campos traz um foco predominantemente político, falando em grande parte sobre o encerramento do mandato do governador Roberto Requião, o Jornal da Manhã apresenta uma matéria focada na inauguração do Hospital e sua infra-estrutura, trazendo muito mais dados sobre o funcionamento do serviço, como o número de leitos, funcionários, condições iniciais de uso, os investimentos e o valor que será gasto na manutenção do Hospital (informação não citada pelo Diário dos Campos).




Sobre a parte política que envolve a abertura oficial do HR, o Jornal da Manhã traz um Box (texto complementar à matéria principal) intitulado “Lideranças destacam a obra”, com falas dos deputados estaduais Jocelito Canto (PTB) e Péricles de Mello (PT), além de ouvir o secretário municipal de saúde de PG, Winston Bastos.
A coincidência entre as matérias é a escolha das fotos que ilustram a capa da edição do dia 1º/04, com duas são muito parecidas, tiradas do mesmo ângulo e praticamente com os mesmos elementos.
Michelle Pavoni

Serviço:
Diário dos Campos. Preço: R$1,75
Jornal da Manhã. Preço: R$1,75
De 31 de março de 2010 (quarta-feira)
Distribuição e circulação em Ponta Grossa e região

Um comentário:

  1. O texto é bom, faz as comparações de forma sucinta, no entanto sem ser superficial demais. Só acho que a segunda foto seria suficiente para ilustrar a crítica, não só por ser praticamente similar à primeira, mas por revelar alguns detalhes adicionais como as fotos usadas pelos dois diários.

    Agora, a quem cuidar da edição:

    Primeiro, atentem para a disposição dos parágrafos - escolham se eles serão separados um do outro ou não e se haverá ou não recuo da primeira linha em relação à "margem";

    Depois, decidam que tipo de fonte irão usar, eu já vi umas três diferentes aqui. Tem que ter padrão, para dar pelo menos a falsa impressão que o blog é editado por uma pessoa só.

    São apenas algumas dicas, pessoal, que eu sei que acatarão como aprendizado. A nova fase do blog está só no começo e sei que vocês serão capazes de fazer muita coisa boa por aqui.

    Só faço esses apontamentos, porque como viram, de uma hora pra outra um projeto que parece tão simples, restrito, pode ganhar uma projeção não imaginada. Aí, claro, uma boa aparência agrada mais e mostra serviço.

    ResponderExcluir