20 de novembro de 2009

Visões da infância numa peça adulta

A inocência de uma criança frente aos horrores da repressão política, do alcoolismo, do incesto. É a história de vida da romena Aglaja Veteranyi, que foi registrada por ela mesma no livro “Por que a criança cozinha na polenta”. A obra foi adaptada ao teatro e apresentada pela companhia paulistana Mugunzá de Teatro na 37ª edição do Festival Nacional de Teatro (FENATA).

Tanto o livro quanto a peça reverenciam no título uma tradicional lenda romena que é repetida em vários momentos da peça. Outros elementos da cultura romena e do leste europeu também aparecem na peça, contrastando com a cultura ocidental numa perspectiva crítica.

A peça está em sua quarta temporada e já foi apresentada em oito festivais, porém nessa trajetória possui dificuldades de adaptação a espaços maiores, já que originalmente o espetáculo foi pensado para pequenos ambientes, o que cria um clima intimista. Uma dessas dificuldades é quanto a projeção de voz dos atores no Cine Teatro Ópera, onde aconteceu a apresentação, e devido a amplitude do lugar, o público que estava mais distante não conseguiu escutar toda apresentação.


Contudo, os atores conseguiram sustentar as expressões dramáticas com a ajuda dos objetos cênicos e da sobreposição de discursos na tela que exibia trechos do livro e os filmes toscamente dirigidos pelo pai da protagonista, um palhaço de circo com pretensões cinematográficas que foge com sua família da Rômenia. Ao mesmo tempo que contribui para ilustrar a passagem do tempo sem mudança de cenário ou figurino, a sobreposição de elementos divide a atenção do público entre a tela e a atuação que parecem compor espetáculos diferentes.


Camila Montagner


Serviço:

Peça apresentada no dia 11/11 dentro da programação do 37º FENATA (de 05 a 12 de novembro)

Local: Cine Teatro Ópera - Auditório A, Rua XV de novembro.

Informações no site www.uepg.br/fenata

Entrada: R$ 5 (estudantes, professores e maiores de 65 anos pagam meia-entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário