13 de novembro de 2009

Causos registrados pela TV (aberta) regional

Histórias tradicionais do interior, os causos e as lendas têm espaço garantido na televisão paranaense. O programa semanal 'Revista RPC', exibido todos os domingos à noite na Rede Paranaense de Comunicação (RPC-TV), possui um quadro intitulado ‘Casos e Causos’. Ele apresenta histórias tradicionais do Paraná, em episódios que duram cerca de 10 minutos, e podem ser divididos em capítulos, dependendo da complexidade da história.

Contando com atores relativamente desconhecidos do público (alguns até bem ruins!) e elementos de humor e fantasia, o quadro não é um exemplo de atuação ou tramas elaboradas, e chega a ser, por vezes, enfadonho. É o tipo de apresentação que se acompanha apenas quando há interesse pela história em si, se não, é difícil encontrar elementos que segurem a atenção do espectador.

Casos e Causos’ mantém uma vasta gama de histórias devido às gravações em diferentes cidades por todo o estado. Preferencialmente cidades pequenas, onde as lendas e causos são mais presentes entre os habitantes. Cidades como Paranaguá, Londrina, Apucarana, Califórnia, Castro, Tibagi, São Luiz do Purunã já serviram de cenário para diferentes episódios.

Apesar dos poucos efeitos e produção relativamente pobre, existem alguns jogos de câmera interessantes e a trilha sonora é bem feita. Mas isso não apaga certas más atuações e histórias sem sal, pé ou cabeça. O programa foi feito para entreter e busca lugares diferentes para conseguir novas histórias, tudo visando audiência. No entanto, a iniciativa de registrar parte da cultura popular no interior do Paraná é válida e ajuda, ainda que de forma indireta, a preservar essas histórias, como uma espécie de arquivo.

Yana Fortuna


Serviço:

Quadro Casos e Causos no programa Revista RPC

Horário: A partir das 23:45 começa o Revista RPC

Dia: todo domingo

Site: http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/revistarpc.phtml

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário