28 de novembro de 2009

Universidade também é espaço cultural


As concepções sobre o que entraria na editoria de turismo no blog Crítica de Ponta chegou a criar divergências entre os alunos do segundo ano de Jornalismo da UEPG. Se o conhecimento de novas culturas e novos espaços entra nessa editoria, a Universidade fica de fora?



Muitas universidades do mundo têm feiras de profissões para que as pessoas conheçam as produções intelectuais que ali circulam. Através desse espaço os indivíduos entram em contato com as práticas profissionais dos cursos ofertados e, além de ampliar o conhecimento, podem sentir-se incentivados a seguir alguma daquelas profissões.
A UEPG não realiza feiras, apenas poucas práticas de incentivo ao conhecimento das profissões relacionadas aos cursos que a instituição oferece. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) faz todos os anos, em todos os campi, uma feira expositiva de profissões. Em 2008, reuniram-se 30 mil pessoas nos 11 campi espalhados pelo Paraná. A UEPG, com seus sete campi e quase 11 mil alunos, não realiza o mesmo tipo de evento.



O maior contato que os estudantes de Ponta Grossa têm com a Universidade enquanto estão no ensino fundamental ou médio, é devido ao Pibic júnior (projeto de iniciação científica destinado a alunos do ensino médio) e às obras do Instituto de Educação Estadual Prof. César Prieto Martinez. Os alunos do Instituto circulam pela UEPG, mas não participam de nenhuma atividade e nem são incentivados a se interessar pelas práticas estudantis universitárias. Mas não são eles o futuro da Universidade e do mercado de trabalho?



Cintia Amaro


Serviço:
Fotos:
Feira de 2009 UTFPR: site - www.madeira.utfpr.br
LINK

Instituto de Educação Estadual Prof. césar Prieto Martinez interditado: site: /www.parana-online.com.br
LINK

Informações UEPG: Wikipédia
Informações UTFPR: www.utfpr.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário