28 de novembro de 2009

Futebol e cinema nas telas de PG



O melhor jogador de futebol do mundo visitou Ponta Grossa no último domingo. Calma! Pelé não veio ver o Operário ou algum familiar distante, mas seus gols e grandes jogadas foram exibidos no filme “Pelé Eterno”, no Cine-Teatro Ópera. O filme deu a oportunidade que muitos jovens apaixonados pelo esporte sempre sonharam: ver Pelé em ação.



Mesclando imagens e entrevistas com personalidades do futebol, “Pelé Eterno” focaliza a década de ouro do Santos, quando o time da Vila Belmiro conquistou o bicampeonato mundial. A história deixa os amantes do futebol arte no mínimo concentrados, com tanta variedade de gols e jogadas que, no futebol de hoje, deixariam qualquer adversário humilhado.



O grande problema do filme está na falta da exibição dos jogos em si, já que na maioria das vezes somente os gols são exibidos. A curiosidade do público mais jovem, que não viu o rei jogando ao vivo, também está na parte tática, no posicionamento e na marcação, que tentava em vão pará-lo. “Pelé Eterno” é uma exaltação ao que o brasileiro tem de bom, além de mostrar uma riqueza que parece invisível aos olhos de uma parcela da população.



Sebastião Neto



Serviço:
Filme “Pelé Eterno”
Direção:Anibal Massaini Neto - 2005
Duração:125min.
Participam do documentário: Celeste Arantes, Assiria, Gordon Banks, Franz Beckenbauer, Belini, Paulo César Caju, Roberto Carlos, Clodoaldo, Coutinho, Jair da Rosa Pinto, Ramos Delagado, Didi, Dorval, Gilmar dos Santos Neves e Edinho.
Atividade: Projeto REC-Rede Estadual de Cinema
Promoção: Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura,Museu da Imagem e do Som, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário