28 de novembro de 2009

Teatro Anunciado





Após o fim do Festival Nacional de Teatro (Fenata), fica difícil encontrar opções para a editoria 'Em Cena'. O site 'Teatro Para Alguém', que já teve outras críticas no blog, é a solução para quem gosta de teatro. Com atualizações semanais, é possível acompanhar gratuitamente peças bem produzidas.



Uma das opções disponíveis é 'Anúncio', que conta a história de Léo. Com 55 anos, desempregado e morando com os pais, ele comunica à família que o suicídio é a melhor solução para sua vida. O assunto é tratado naturalmente, com gráficos analisando o impacto econômico da presença de Léo na casa. Há também uma discussão familiar

sobre como o suicídio seria visto pelos amigos ou pela religião.
As atuações apresentam um clima descontraído, se destacando em relação ao tema e mantendo a curiosidade do espectador. Outro ponto interessante da iniciativa é o modo como a peça é filmada, que valoriza as expressões dos atores ao invés de capturar o cenário como um todo. É um dos fatores que caracteriza os vídeos como teatro filmado e não cinema.



O principal da peça é a falta de autonomia do personagem principal. Até mesmo para uma ação individual como o suicídio, ele propõe um debate coletivo – com a família e com o espectador. O site inova no mesmo quesito que a peça: traz um diálogo possível entre a arte e o indivíduo.

Leticia Scheifer


Serviço:
O Anúncio - http://tinyurl.com/ylmae3l
Autoria: Richard C. Haber
Direção: Danilo Marques
Elenco: Antônio Petrin, Miriam Mehler, Heitor Goldflus e Lulu Pavarin
Direção de Fotografia: Maurício Tibiriçá
Direção de Arte: Maíra Suzuki
Crédito – Fotos: Alessandra Fratus

Nenhum comentário:

Postar um comentário