13 de novembro de 2009

Uma 'exposição' da miséria humana

Professor de física, coordenador de projetos extra-curriculares do Colégio Sepam, artista plástico e, mais recentemente, escritor. O homem de mil e um talentos é Nelson Canabarro, e seu primeiro livro - “Vida de cão e outras desgraças” - marca sua estréia na literatura ponta-grossense.

“Vida de cão” é um diferente livro de contos - não espere finais felizes ou alívio para a agonia que as histórias impõem. O objetivo é chocar, mostrar a miséria humana em suas variadas facetas. Desde o cara que, para não morrer de fome, apelava para comida de cachorro, até a moça estuprada contando suas primeiras reações depois do abuso sexual. Canabarro não mede palavras para colocar em evidência uma realidade que muitos ignoram.
Os 15 contos da publicação não são histórias reais, mas histórias possíveis. Canabarro juntou tudo o que já havia presenciado em suas andanças no meio de setores mais pobres, seja em projetos que atua ou em suas memórias de infância. A forma como o texto é colocado estimula a imaginação do leitor de forma a fazê-lo vivenciar um pouco das histórias.
O livrinho de 68 páginas pode ser lido em uma tarde. O objetivo de “Vida de cão” não é dar lição de moral. O autor foca na 'podridão' das pessoas, no animalesco, no grotesco, no surpreendente. Como isso será absorvido pelo leitor dependerá da sensibilidade do mesmo perante as desgraças alheias.

Tuanny Honesko

Serviço: OLIVEIRA, Nelson A. C. . Vida de Cão e Outras Desgraças. 1. ed. Curitiba: Lua Nova, 2009. v. 300. 68 p.
O livro está sendo vendido na livraria Letras Megastore do Shopping Palladium ou nas Livrarias Curitiba.
Contato com o autor: ncanabarro@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário