13 de novembro de 2009

Uma dose de Bossa Nova, por favor

Na última edição do Cinearte, no dia 07/11, foi exibido o filme “Os Desafinados”. Mas o destaque fica para a apresentação dos músicos Bortolo Júnior (Boró) e Nicolas Pedroso. Diferentemente do que ocorre nas outras edições do Cinearte, dessa vez a apresentação musical aconteceu após o filme e foi inspirada no estilo Bossa Nova, de forma que entre as músicas tocadas destaca-se “Chega de saudade”, de João Gilberto.

Além da música, o cantor Boró também contextualiza para o público o surgimento de Bossa Nova, seus seguidores e repercurssão em outros países. Ele instiga o público a apreciar o estilo musical, que é genuinamente brasileiro. Apesar de apresentar informações interessantes, como por exemplo,explicar que a Bossa Nova é uma mistura de samba e jazz, em muitos momentos o cantor não deixa claro alguns argumentos. Ele explica que a Bossa Nova foi o estilo dominante na década de 1950, mas não contextualiza porque tais músicas se popularizaram tanto.

Boró lembra que atualmente os brasileiros não valorizam o estilo criado aqui. “Podemos ouvir Bossa Nova em grandes filmes europeus e americanos”, disse o cantor. Outro argumento que fica sem explicação: por que outros países dão mais valor ao nosso estilo musical que os próprios brasileiros? A comprovação pode ser percebida neste mesmo blog que, na maioria das edições de música, tem abordado o estilo pop/rock.

Um aspecto que deve ser destacado positivamente é o formato do projeto Cinearte, que relaciona música e cinema. O debate e a apresentação musical após o filme facilitam a compreensão a respeito do assunto principal, além de contextualizar dois tipos diferentes de arte.

Mariana Galvão

Serviço:

Cinearte 07/11

Exibição do filme “Os Desafinados” e apresentação musical de Bortolo Júnior e Nicolas Pedroso.

Próxima apresentação Cinearte:

OS DOCES BÁRBAROS - 21/11 – 17 horas
Cine Teatro Ópera – Auditório B

Rua XV de Novembro 452/468

Fotos: divulgação Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário