13 de novembro de 2009

Tito e o chopp à moda antiga 

A Choperia do Tito foi fundada em 1933 pelo alemão Tito Wiecheteck e nunca mais fechou as portas. Durante todo esse período, a administração foi passada de pai para filho, e o bar permanece com as mesmas características do primeiro ano de funcionamento. Entrar na choperia é como voltar no tempo, mobílias rústicas, doceira antiga e a máquina de chopp que permanece a mesma há 76 anos.

Para os frequentadores do bar, é o tempo da máquina que torna o chopp tão especial e atraente. Diariamente senhores vão ao bar para jogar conversa fora e tomar o tradicional chopp, considerado pelo livro “Os bares do Paraná” como o melhor da região.

No entanto, a tradição do bar traz consigo algumas limitações. O ambiente oferece chopp de qualidade, o típico rollmops, e outros petiscos, porém o local é pouco conhecido entre os jovens da cidade. O motivo é que o bar segue fiel a tradição e não tem por objetivo atrair novos clientes, ao contrário, os donos preferem mesmo aqueles senhores que frequentavam a chopperia desde jovens. Assim, o pequeno espaço, escondido entre o comércio ponta-grossense permanece o mesmo.

Além disso, os frequentadores do local são essencialmente homens, pois no período em que o bar foi inaugurado as mulheres dificilmente saíam de casa, muito menos para se divertir. A ausência do público feminino é visível, e quando alguma moça aparece por lá não é tratada com muita atenção e delicadeza. Ainda assim, para o público masculino vale a pena conferir o tradicional chopp de Ponta Grossa.

Guilherme Capello

Serviço:

Funcionamento:

Durante a semana das 9h às 20h

Sábados das 9h às 14h

Fotos: Guilherme Capello



Nenhum comentário:

Postar um comentário