21 de novembro de 2009

Sonoridade com as mãos, faça chuva ou faça sol


Em meio a raios e à chuva, o palco para a apresentação do concerto de Arthur Moreira Lima estava instalado em frente ao Shopping Palladium, no parque ambiental. Toda a estrutura foi planejada para um espetáculo ao ar livre, mas parece que a organização do evento não considerou a possibilidade de chuva. Ainda assim, ao sentir os pingos, parte da platéia se deslocou até a cobertura da antiga estação rodoviária, enquanto outros (poucos) simplesmente abriram seus guarda-chuvas e permaneceram sentados nas cadeiras onde estavam. Além disso, a organização deixa a desejar ao permitir uma hora de atraso (o espetáculo estava marcado para começar às 20:00 e começou às 21:00).

O recheado currículo do pianista garantiu uma apresentação magnífica. Lima ganhou reconhecimento após participar dos Concursos Chopin (Varsóvia), Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou), iniciando uma carreira de turnês internacionais. Ao tocar composições de Bach, Mozart, Ernesto Nazareth, entre outros, não resta dúvida quanto a habilidade do músico. Aos ouvidos de quem não é do meio, os erros parecem não existir e, se acontecerem, ficam imperceptíveis.

Outra prova da capacidade de Lima pode ser percebida durante a sua versão de Asa Branca. O pianista mantém apenas um trecho de fácil identificação da canção original e transforma o restante. Como última música do repertório, o Hino Nacional (brasileiro) fecha a apresentação. Do começo ao fim, a platéia arriscou chegar mais perto do palco, mas voltava à cobertura logo quando a chuva engrossava. De qualquer maneira, o público continuou ali para prestigiar o pianista.

Jennifer Ann Thomas

Serviço: Arthur Moreira Lima Jr, pianista erudito brasileiro.
O concerto foi feito ao ar livre em frente ao Shopping Palladium no dia 19 de novembro de 2009. Entrada franca.
Fotos: divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário